Produtos e Serviços Profissionais Casas de Repouso

blog 60 mais ativa

Informação, dicas e novidades sobre o mundo da maturidade para você

Saúde
postado 22.12.2012 às 15:25 por Vivian Urbanejo Romero
Compartilhe

Você sabe o que é disfagia?

Você sabe o que é disfagia? Você tem engasgos ou tosses durante a alimentação? Você pode estar com Disfagia!
A Disfagia é definida como uma dificuldade para engolir e pode acontecer com alguns alimentos, líquidos ou sólidos, ou estar presente com todos eles.
 
Os principais sintomas são: sensação de algo parado na garganta, tosses ou engasgos frequentes causados por alimentos, cansaço, febre, rouquidão ou restos de comida na boca após a alimentação, tempo muito grande para comer uma refeição e dor para engolir.
 
As principais causas de Disfagia são doenças neurológicas (AVC, traumas, tumores cerebrais, demências, doenças degenerativas), tumores de cabeça e pescoço, intubação prolongada, radioterapia, traqueostomia, doenças do esôfago, envelhecimento, entre outros.
 
Esta dificuldade pode causar a aspiração de alimentos, ou seja, estes podem seguir um caminho errado e acabar nas vias respiratórias. A disfagia pode levar a desidratação, desnutrição, pneumonias. Se você ou algum conhecido apresentar algum desses sintomas você pode procurar auxilio com médicos, enfermeiros, nutricionistas e principalmente com o fonoaudiólogo, que é o profissional indicado para realizar o diagnóstico e tratamento do distúrbio da deglutição.
 
O tratamento fonoaudiológico tem como objetivo adequar a deglutição de modo que sejam eliminados os riscos de aspiração, permitindo uma alimentação por boca de forma segura.
 
O tratamento ocorre por meio de exercícios para os músculos envolvidos na deglutição e uso de manobras compensatórias durante a alimentação. É importante lembrar que a disfagia causa grande impacto na qualidade de vida do paciente e de sua família.
 
É fundamental o envolvimento dos familiares e cuidadores neste processo de reabilitação. Este auxílio possibilita ao paciente disfágico seguir as orientações e realizar as técnicas propostas com maior facilidade e eficiência, permitindo retornar à alimentação de forma segura o mais rápido possível.
comente

leia também

receba novidades em seu e-mail

cadastrar

e-mail cadastrado com sucesso, obrigado!

sobre nós divulgue seu negócio desenvolvido por Julio Guimarães