Produtos e Serviços Profissionais Casas de Repouso

blog 60 mais ativa

Informação, dicas e novidades sobre o mundo da maturidade para você

Notícias
postado 18.09.2014 às 21:00 por Portal CR
Compartilhe

Shopping Ibirapuera promove a Semana de Conscientização e Combate ao Alzheimer

Shopping Ibirapuera promove a Semana de Conscientização e Combate ao Alzheimer
Dia 21 de setembro é o Dia Mundial da Doença de Alzheimer. Para orientar e conscientizar as pessoas sobre este mal que acomete mais de 1,2 milhões de brasileiros, o Shopping Ibirapuera, em parceria com a Neurability - clinica especializada na avaliação e treinamento das funções cerebrais -, promove a Semana de Conscientização e Combate ao Alzheimer. De 19 a 28 de setembro, os visitantes do centro comercial poderão conhecer sobre a importância dos cuidados com o cérebro e a sua correlação com o estilo de vida, além de realizar avaliações da performance cerebral para saberem se estão propensos a desenvolver a doença. A ação é gratuita e os testes podem ser realizados até por crianças a partir dos 7 anos.

Os primeiros sinais da doença de Alzheimer são a perda de funções cognitivas, como memória, orientação, atenção e linguagem, causada pela morte de células cerebrais. Por ser uma doença que acomete muitos idosos, pode ser erroneamente diagnosticada como um processo natural do envelhecimento, porém, com o desenvolvimento da doença, as limitações ficam mais claras e mais graves, levando a dificuldades com a rotina diária. “Quanto mais cedo for iniciado o tratamento e o acompanhamento médico, mais chances há de se reduzir a progressão do problema. Por isso a importância em se conhecer os sintomas da doença e realizar testes cerebrais com frequência, não importa a idade”, explica Dr. Jorge Pagura, médico neurocirurgião do Hospital Albert Einstein e diretor da Clínica Neurability.

Para orientar melhor os visitantes do Ibirapuera sobre o Alzheimer, uma equipe de profissionais qualificados e treinados do corpo técnico da Neurability estará no piso Campo Belo realizando testes individuais específicos, utilizados em diversos países e trazidos para o Brasil pela clínica, para a avaliação da memória, linguagem, capacidade de planejamento, atenção, bem como fatores de stress e ansiedade. “Estes testes têm a sensibilidade para identificar sinais precoces de possíveis alterações quando realizados por completo. A detecção dessas alterações propicia uma posterior investigação clínica das anomalias”, explica Pagura, que enfatiza que os testes podem ser realizados a partir dos 7 anos, sem limite de idade, mas que a partir dos 50 anos é aconselhável um check-up da memória e avaliação rotineira.

Mesmo sendo considerado um dos problemas neurológicos que mais afetam a população mundial – estima-se que existam mais de 35 milhões de pessoas com a Doença de Alzheimer no mundo -, muitos ainda apresentam dúvidas em relação ao mal e como ele afeta os portadores. “Durante o evento, o público poderá sanar todas essas dúvidas, de como se pode desenvolver a doença, fatores de riscos, como retardar a doença, além de conhecer os tratamentos disponíveis”, diz Ricardo Portela, gerente de marketing do Shopping Ibirapuera.

E para que está primeira orientação seja ainda mais completa, a equipe também apresentará uma referência dos valores cerebrais normais da população para que cada um possa fazer uma comparação simples dos resultados obtidos nos testes realizados no centro comercial. “E caso a pessoa apresente fatores de risco para o desenvolvimento do Alzheimer, recomendaremos o encaminhamento para uma avaliação completa e detalhada e o acompanhamento médico especializado”, finaliza o Dr. Pagura.
 
Semana de Conscientização e Combate ao Alzheimer.

Evento Gratuito.

Data: de 19 a 28 de setembro - diariamente
Horário: das 10h às 22h.
Local: Piso Campo Belo – próximo à loja Riachuelo.

Shopping Ibirapuera
Av. Ibirapuera, 3.103 – Moema (SP)
Tel: (11) 5095 2300
Twitter: @Ibirapuera
Facebook: facebook.com/ibirapuera
www.ibirapuera.com.br

Horário de funcionamento:
Segunda a Sábado: das 10h às 22h
Domingos e Feriados: das 14h às 20h (lojas) – das 11h às 22h (alimentação)
comente

leia também

receba novidades em seu e-mail

cadastrar

e-mail cadastrado com sucesso, obrigado!

sobre nós divulgue seu negócio desenvolvido por Julio Guimarães