Produtos e Serviços Profissionais Casas de Repouso

blog 60 mais ativa

Informação, dicas e novidades sobre o mundo da maturidade para você

Corpo e Mente
postado 29.11.2013 às 15:00 por Portal CR
Compartilhe

Rajshree Patel conduz curso para 400 pessoas em São Paulo

Rajshree Patel conduz curso para 400 pessoas em São Paulo Rajshree é embaixadora da Fundação Internacional Arte de Viver e uma das primeiras instrutoras da organização mundialmente reconhecida.

Em sua última visita ao Brasil, Rajshree Patel, uma africana de olhos amendoados que, aos 50 anos, soma 25 realizando atividades de cunho social, cultural e educacional ao redor do mundo, conquistou ainda mais admiradores do que já possuía no País. Não só pela paz de espírito que emana por onde passa, mas também, e principalmente, pelas palavras que profere em suas palestras e cursos. Rajshree flutua pelos mais diversos assuntos — como estresse, violência, política, relacionamentos, meio ambiente, entre outros — com uma leveza admirável. Ela desembarca novamente em território verde amarelo no dia 27 de novembro e, até 11 de dezembro, conduz palestras e cursos.

O ponto de partida será o Rio de Janeiro, mais especificamente a região de Angra dos Reis. É lá que, a partir do dia 27, Rajshree ministra um dos cursos mais esperados pelos praticantes de meditação: "A Arte do Silêncio". Este é um curso avançado, no qual os participantes ficam por quatro dias em silêncio total, tendo a oportunidade de conhecerem-se a si mesmos, experimentando um descanso profundo e paz interior. São realizadas meditações guiadas, técnicas avançadas de respiração e yoga rejuvenescedora, além de diversas conversas sobre mente e emoções. Salvador é sua próxima parada, onde realizará, no dia 4 de Dezembro, uma palestra sobre relacionamentos e equilíbrio.

Em seguida, Rajshree retorna à Cidade Maravilhosa para um curso inédito e intenso no Cosme Velho, com duração de três dias. De 5 a 7 de dezembro, ela ministra o Curso Arte de Viver, também conhecido como Parte I. Nele, são ensinadas técnicas de respiração, meditação e relaxamento que podem ser feitas diariamente e têm diversos benefícios comprovados pela ciência, como a redução do estresse, ansiedade e sintomas da depressão, além de aumento da concentração, produtividade e sensação de bem estar. O curso traz, ainda, técnicas práticas e ensinamentos teóricos sobre como lidar com sentimentos negativos.

A agenda da embaixadora segue movimentada em Brasília, cidade na qual a Arte de Viver tem conquistado cada vez mais adeptos. Diferente da programação carioca, na Capital ela comandará uma palestra aberta ao público, na Asa Sul. Nesta noite de conhecimento, ela irá debater um tema sempre atual, principalmente agora, quando o Brasil vive uma fase de contestação: por uma sociedade livre de estresse e violência.

"A principal razão para o estresse é a falta de energia. A mente fica presa no que já aconteceu e no que, talvez, nunca aconteça. Nós sabemos que não podemos mudar o passado, mas, ainda assim, as pessoas passam muito tempo pensando nisso. Simples solução: viva no momento presente. Falar não vai resolver, o que as pessoas precisam é de ferramentas, técnicas. Respirar é estar sempre no momento presente. Queremos conscientizar as pessoas de que um aprendizado simples de ferramentas e técnicas de respiração nos energiza, nos traz mais foco e nos ajuda a deixar a mente no momento presente, nos livrando do estresse", explica a instrutora.

Rajshree parte, então, para seu destino final: São Paulo. A metrópole, que possui duas sedes da organização Arte de Viver — uma em Perdizes e outra em Vila Nova Conceição —, oferece também o curso "Arte de Viver", por onde já passaram milhares de paulistanos, principalmente aqueles que buscam uma alternativa à vida agitada dessa que é a maior, e mais urbana, cidade brasileira, seja pelos fatores ambientais como também pelo ritmo acelerado do mundo corporativo, o trânsito caótico e os problemas gerais enfrentados diariamente.

Sobre Rajshree Patel
Rajshree nasceu em Uganda, na África, cresceu na Índia e, posteriormente, mudou-se com a família para os Estados Unidos, onde se formou em Direito pela Saint John’s University e tornou-se promotora de justiça do Estado da Califórnia, em Los Angeles. Conheceu a Arte de Viver de forma surpreendente, quando estava em um momento autoconhecimento em sua vida. Ao confundir Sri Sri Ravi Shankar com o famoso músico homônimo, Ravi Shankar, acreditou que tinha comprado ingressos para um concerto musical e só se deu conta da confusão quando ele começou a falar.
 
Momento certo na hora certa fizeram com que sua vida mudasse completamente. Após ter feito os cursos da Arte de Viver, a promotora de justiça foi para a Índia passar um tempo com seu mestre e depois de muito estudo e dedicação tornou-se instrutora. Hoje, percorre 35 países nos quais a organização está estabelecida reforçando seus laços com a comunidade, ministrando cursos e dividindo sua experiência com os voluntários locais, aumentando a produtividade e eficácia dos projetos sociais.

Na Índia e ao redor do mundo, ela atua frequentemente na resolução de conflitos, no fortalecimento e na capacitação de jovens e mulheres, em workshops de desenvolvimento sustentável e harmonia na diversidade, além de atuar também em programas corporativos e em presídios. Ela colaborou ainda para a institucionalização da Associação Internacional dos Valores Humanos e da Fundação Arte de Viver na Organização das Nações Unidas (ONU), organizações fundadas por Sri Sri Ravi Shankar.

Rajshree Patel, através da Fundação Arte de Viver, palestrou em alguns dos maiores órgãos mundiais, como o Pentágono, a Universidade de Harvard e a Organização das Nações Unidas.

Sobre a Arte de Viver
A Fundação Arte de Viver, presente no Brasil e em mais de 160 países, é a organização com maior número de voluntários do mundo e seus cursos de respiração já foram feitos por mais de 30 milhões de pessoas. No Brasil, tem sede no Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Curitiba, Recife, Brasília e em outras capitais, nas quais, além de oferecer os cursos, realiza seus projetos sociais.

Seu fundador, o humanista indiano Sri Sri Ravi Shankar, é o 5º homem mais influente na Índia, segundo a revista Forbes. Foi ele quem criou a técnica de respiração Sudarshan Kriya, que rendeu à Arte de Viver creditação da Organização Mundial da Saúde (OMS), por seus benefícios comprovados à saúde. Estudos realizados na Índia e na Suécia comprovaram que ela: 

 
-  Reduz os níveis de cortisol (hormônio do estresse) e do lactato (produtor do estresse) no sangue;
-  Melhora do sistema imunológico (aumento das células TI);
-  Melhora da função antioxidante (aumento de enzimas antioxidantes);
-  Redução do colesterol sanguíneo LDL;
-  Maior bem-estar e concentração (alteração no EEG e aumento da prolactina, o hormônio do bem-estar);
-  Até 70% de eficácia no controle da ansiedade e da depressão, de qualquer grau;
-  Restabelecimento dos padrões normais de sono.

Informações e inscrições através do site www.artedeviver.org.br
Arte de Viver Parte I (São Paulo)
Data: 08 a 10/12
Horário: Domingo, das 9h30 às 17h. 2ª e 3ª, das 19h30 às 23h
Local: Colégio Dante Alighieri, Alameda Itu, 560, Jardim Paulista
Contato: (11) 3569-6000
Inscrições: R$70,00 a R$360,00
comente

leia também

receba novidades em seu e-mail

cadastrar

e-mail cadastrado com sucesso, obrigado!

sobre nós divulgue seu negócio desenvolvido por Julio Guimarães