Produtos e Serviços Profissionais Casas de Repouso

blog 60 mais ativa

Informação, dicas e novidades sobre o mundo da maturidade para você

Saúde
postado 08.07.2013 às 19:00 por Sylvia Lakeland
Compartilhe

Olhos secos - um problema ou uma oportunidade de mudança

Olhos secos - um problema ou uma oportunidade de mudança
É preciso escutar o nosso corpo, que nos envia constantemente sinais através dos quais podemos e devemos interpretar nossas sensações, emoções, pensamentos, nossas instabilidades, inseguranças e stress. E os problemas com os olhos também são importante sinais, não só da nossa realidade física, mas também emocional e espiritual. 
 
É preciso cuidar dos olhos e escutar o que eles têm a nos dizer! Eu sempre converso com meus olhos e busco sentir o meu Ser ao perceber o que os olhos me pedem. Faço compressas quando estão cansados, olho sempre para o Belo!
 
Assim, nesta oportunidade vamos tratar e ver como evitar o problema de “olhos secos”, que se torna cada vez mais frequente entre nós. E, desde já, vamos procurar entender a causa dos “olhos secos” e não só resolver o sintoma com o uso de colírios e lubrificantes, que danificam mais do que ajudam!
 
De fato estamos numa época seca e assim começamos por entender que devemos cuidar do ambiente, deixando-o mais úmido, boa circulação de ar nos ambientes internos e usar sempre um chapéu ou uma viseira quando sair para a sua caminhada diária. Nem mesmo nestas ocasiões, usar óculos escuros, mas eventualmente os óculos perfurados (pinholes). Evitar ambientes com ar condicionado e poluídos.
 
A importância da lágrima
 
O filme lacrimal assegura a limpeza e lubrificação dos olhos no deslizar das pálpebras sobre a córnea quando piscamos, garante a umidade e assegura  uma boa nutrição e oxigenação da córnea, protegendo contra micro-organismos do ambiente.
 
Vivendo em harmonia
 
Uma primeira observação é que uma das causas dos olhos secos pode ser associada à ansiedade, a tensão crescente em que vivemos hoje,  tensão que nos tira do “aqui e agora” e leva a uma respiração  irregular e inconsciente. Simultaneamente sentimos aquela excessiva contração muscular na nuca, na cabeça e nos ombros, e em consequência uma distorção da postura natural e saudável que deveríamos manter sempre. Um dos resultados é a secura dos olhos! Assim, ficam questões a responder: estou vivendo em harmonia com a minha missão de vida?  Do que estou fugindo e o que não quero enxergar agora?
 
Enquanto esta escuta se faz, podemos cuidar de nosso corpo e olhos de forma saudável. Aqui vão algumas dicas para evitar os olhos secos:
 
1. Auto-observação: num ambiente relaxado, ao ar livre de preferência, de costas para o sol, em pé ou sentado, com os olhos abertos, observar os seus olhos e responder estas perguntas:
1.1. Sinto ambas as minhas pálpebras? Toque-as de leve para sentir mais.
1.2. Pisco de forma rígida, irregular ou tensa? Pisco muito, pouco, irritado?
1.3. Meus globos oculares estão muito rígidos, toque de leve os olhos?
1.4. Como é o ambiente onde trabalho ou fico a maior parte das horas do meu dia? Ar condicionado, correntes de ar, ambiente fechado e mal iluminado, poluição, cigarros?
1.5. O piscar é diferente conforme o ambiente ou nunca notou diferenças?
 
2. Automassagem: com certeza já percebeu que há muito a fazer. A automassagem começa pelo rosto e deve ser leve, rápida, a ser feita sempre que se lembrar: 
2.1. As mãos movimentam e relaxam as sobrancelhas a partir do nariz em direção às têmporas. Relaxar bem os músculos da face e estimular a circulação sanguínea na testa ao usar com leveza ambas as mãos.
2.2. Passar as mãos pelo rosto todo a sentir cada músculo, da bochecha, próximo às orelhas, o nariz e queixo. Passar a mão na nuca com movimento da cabeça.
2.3. Siga as instruções de automassagem nos meus CDs e livreto Saúde dos Olhos-Autocura.
 
3. Piscar com consciência, ou seja, piscar e olhar para o ambiente. Olhar de fato!
3.1. Em qualquer ambiente, nunca de frente para o sol, movimentar devagar a cabeça de um lado para o outro até o ombro, como a negar algo, dizer "não": esticar o pescoço até onde puder, sem tensão, enquanto  abre e fecha os olhos bem devagar, em câmara lenta. Fique atento ao movimento de abrir e fechar os olhos.
3.2. Cada vez que abrir os olhos ver uma imagem ligeiramente diferente, observar com atenção, mas sem fixar imagens. Dedicar alguns minutos e em seguida fechar os olhos e descansar, observar e sentir os seus olhos com as palmas das mãos.
3.3. Em seguida, olhar em frente, para o horizonte ao longe, abrir e fechar os olhos com muita leveza, suave e lentamente, imaginar que as pálpebras varrem os olhos, desde a sobrancelha até à base do rosto. Manter o movimento das pálpebras bem lento durante 10 minutos. Descansar.
 
4. Movimento é Vida, portanto é importante movimentar os olhos:
4.1. Dedicar alguns minutos para fazer círculos com os olhos: fechar os olhos e fazer lentamente círculos pequenos e grandes com os olhos, em ambos os sentidos, diversas vezes durante o dia, permitindo que os seus olhos relaxem.
4.2. Em especial, recomendo estes círculos para quem enruga a testa e olhos, para os que têm um olho preguiçoso e, sobretudo, para os que ficam muitas horas no computador. Colocar a mão na testa e sentir o movimento dos olhos fechados.
4.3. Uma variação é movimentar os olhos em círculos pequenos e lentamente expandir o tamanho do circulo até atingir o teto, paredes e os pontos mais distantes da sala.
 
5. Dicas finais, mas não exaustivas:
5.1. Um programa regular de exercícios de visão vai assegurar um bom funcionamento dos olhos pelo relaxamento proporcionado e assim também a produção correta e boa das lágrimas.
5.2. Em caso de desconforto excessivo, não deixe de fazer um controle no seu oftalmologista.
5.3. Nunca fazer os exercícios usando lentes de contato ou óculos.
5.4. Não esfregar os olhos, lavar regularmente com água fria, com as mãos limpas.
5.5. Evitar uso excessivo de óculos escuros e lentes de contato.
5.6. Dormir as horas necessárias, respeitar o seu corpo e descansar em ambientes arejados.
comente

leia também

receba novidades em seu e-mail

cadastrar

e-mail cadastrado com sucesso, obrigado!

sobre nós divulgue seu negócio desenvolvido por Julio Guimarães