Produtos e Serviços Profissionais Casas de Repouso

blog 60 mais ativa

Informação, dicas e novidades sobre o mundo da maturidade para você

Dicas
postado 06.07.2015 às 20:00 por Portal CR
Compartilhe

O que observar ao contratar um cuidador de idosos

O que observar ao contratar um cuidador de idosos

 

O cuidador é um profissional que fará parte da vida e do dia a dia do idoso, seja na casa de repouso ou no ambiente familiar. Por isso, é necessário que ele preencha todos os requisitos para que, tanto a família quanto a empresa, fiquem tranquilas em relação à sua contratação.

Durante a entrevista de seleção é fundamental olhar a aparência e as vestimentas do candidato, se estão limpas, se ele é asseado, se tem boas maneiras, delicadeza nos gestos e nas palavras.

Pergunte (mesmo que essas informações estejam escritas no seu currículo), sobre suas atividades no trabalho anterior, quanto tempo ficou empregado ali, como era sua rotina com o idoso de quem ele cuidava e o motivo pelo qual ele deixou aquele emprego.

Veja se o cuidador possui certificados de qualificação que sejam específicos da sua área de atuação. Solicite os certificados para verificar a veracidade da informação. Pesquise sobre a instituição onde ele estudou, carga horária, corpo docente e outras análises que possam comprovar que a escola é idônea.

Outra pergunta importante é para saber se ele possui conhecimento, caso seja preciso, sobre a doença que o idoso é portador. Se possui experiência no cuidado de pessoas com essa patologia, experiência com doenças neurodegenerativas e habilidade para lidar com esses idosos que muitas vezes apresentam comportamento inadequado. Faça até uma explanação com um tipo determinado de situação e pergunte de que maneira ele lidaria com ela.

Busque referências pessoais e profissionais do candidato e telefone para confirmá-las ou vá pessoalmente conversar com as pessoas indicadas.

Se for possível, encaminhe o candidato para uma avaliação psicológica com um psicólogo ou psicoterapeuta.

Sempre negocie primeiro verbalmente o horário de trabalho, o salário, as folgas e coloque tudo o que foi acertado em um contrato de prestação de serviços.

Após a contratação desse profissional, escreva qual será o tempo de experiência e habilidade do cuidador para exercer a função.

Se ele for trabalhar na casa do idoso, designe uma pessoa da família para supervisionar e orientar as suas atividades. Observe o comportamento e as atitudes com relação ao dependente.

Veja se há aceitação, atenção e confiança por parte do idoso.

Observe a limpeza e higiene do ambiente, o cuidado e a higiene com a alimentação e os medicamentos; como o cuidador movimenta o paciente acamado ou não, e como ele cuida do bem-estar e do conforto do dependente.

Verifique estas características após o início de suas atividades profissionais: se ele está interessado, bem humorado, compreensivo, ético, discreto e se é responsável.

Outro item a ser notado é com relação à maneira como cuida de si, de sua saúde, da aparência (se se veste adequadamente para o trabalho), do lazer, se se mantém bem informado sobre sua profissão e busca se reciclar periodicamente.

Agora é só começar as entrevistas para encontrar o melhor profissional que irá cuidar do seu ente querido ou do paciente internado em sua Casa de Repouso.

Boa sorte!

  • O Portal Casas de Repouso possui em sua home uma opção de busca chamada \"PROFISSIONAIS\" onde é possível encontrar cuidadores, enfermeiros e demais profissionais da área da saúde para contratação. As informações ali contidas são de responsabilidade de cada prestador de serviços que realiza seu cadastro voluntariamente no site.

 

Cuidador de idosos ou acompanhante?

Você sabe diferenciar as atividades exercidas por esses dois profissionais? Muitas vezes contratamos um profissional quando na verdade poderíamos contratar outro, igualmente bom, porém que atenderia melhor às necessidades daquele momento.

Por isso preparamos um guia prático com as características de cada um para ajudar você a contratar a pessoa certa para cuidar do seu familiar ou paciente de sua clínica de repouso:

O acompanhante é um profissional contratado para trabalhos pontuais ou mesmo pré-agendados, mas que não necessita de habilidades específicas. Ele pode acompanhar o idoso em eventos determinados. Para isso, ele se desloca até o local em que se encontra o idoso e o leva até onde ele precisa ir, ou seja, acompanha a pessoa naquilo que for necessário: ir até o médico, fazer um passeio, uma caminhada, ir ao supermercado e até mesmo, eventualmente, para passar a noite com ele. Ao final do compromisso, o profissional recebe o valor do cachê estipulado para aquela atividade. Não existe vínculo empregatício.

Para que seja possível fazer uma proposta de valores adequada para tais necessidades, é preciso saber algumas informações: qual o período em que será necessário o serviço de acompanhante do idoso, o tempo e o valor do deslocamento de ambos (acompanhante e idoso) e qual o meio de locomoção a ser utilizado (ônibus, carro, táxi) ou se é preciso que o profissional possua veículo próprio. Tudo é acordado de acordo com as necessidades do idoso.

O cuidador é um prestador de serviços que possui qualidades profissionais específicas para cuidar e/ou fornecer suporte ao idoso, desempenhando atividades relacionadas ao seu bem-estar físico, mental e social. Ele deve auxiliar o idoso caso ele apresente ou não limitações nas atividades cotidianas deve estar apto a lidar com idosos independentes ou dependentes, acamados ou não, inclusive em estado de demência, estando ele em casa, no hospital, em uma clínica ou em uma instituição de longa permanência.

Seu trabalho é remunerado de acordo com as novas leis trabalhistas dos trabalhadores domésticos, recém-modificadas e incluídas na nova Proposta de Emenda à Constituição (PEC), e sancionada pela Presidente Dilma Roussef.

De posse dessas informações, você está apto a contratar o melhor profissional para trabalhar e cuidar do seu amado familiar.

Autor: Matéria escrita pela jornalista Mari Bellini

comente

leia também

receba novidades em seu e-mail

cadastrar

e-mail cadastrado com sucesso, obrigado!

sobre nós divulgue seu negócio desenvolvido por Julio Guimarães