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Alimentação
postado 26.03.2013 às 00:00 por Alessandra do C. S. Coelho
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Nutrição e Longevidade

Nutrição e Longevidade O envelhecimento é um processo natural do organismo e não pode ser evitado. Chegar na maturidade com qualidade é algo que deve ser planejado e cultivado ao longo da vida. Por isso, adotar hábitos saudáveis é fundamental neste processo.

Dentre eles podemos destacar a alimentação equilibrada. Por isso, selecionamos alguns alimentos e seus possíveis benefícios na promoção da saúde e prevenção de doenças:

Nutriente Ação Fontes
 
Antioxidantes - Combatem os radicais livres, os quais são moléculas instáveis que danificam as células sadias;
- Previnem o envelhecimento precoce e o câncer.
Frutas (principalmente as vermelhas, secas, cítricas);
Verduras e legumes (vegetais verdes escuros);
Leguminosas (feijão, grão de bico, lentinha),
Óleos de canola, linhaça.
Cálcio - Evita a osteoporose, doença natural do envelhecimento (caracterizada pela fragilização dos ossos). Leite e seus derivados.
Ômega 3 - Reduz o colesterol e doenças cardiovasculares;
- Auxilia o sistema imunológico e as reações inflamatórias;
- Auxilia na nutrição cerebral.
Peixes de água fria – saint peter, pescada branca, óleos de peixe e óleos vegetais (canola, soja);
Azeite.
Fibras - Regulam o intestino;
- Previnem doenças como constipação intestinal, câncer de colón, doenças cardiovasculares e diabetes;
- Reduz o colesterol.
Frutas;
Legumes;
Verduras;
Leguminosas;
Grãos;
Cereais.


Evitar o consumo de alguns alimentos também auxilia na prevenção de uma série de alterações no organismo como aumento da pressão, aumento do colesterol no sangue, entre outras. Veja abaixo:
-  Alimentos ricos em sódio como embutidos, salgadinhos, enlatados, temperos prontos, molhos prontos em geral;
-  Alimentos Industrializados;
-  Alimentos gordurosos e frituras;
-  Carnes gordurosas (picanha, cupim, contra filé, miúdos, acém, sobrecoxa de frango, embutidos em geral, carne de porco);
-  Álcool,
- Açúcar refinado.

Lembre-se: Para alcançar a longevidade devemos nos programar desde o início da vida.
Associe uma alimentação equilibrada à exercícios regulares.

Busque uma vida saudável!

Equipe de Nutrição:
Alessandra Coelho
Natália Bisconti
Dyandra Loureiro
Ana Paula Lopes
Marianna Mendes

 
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