Produtos e Serviços Profissionais Casas de Repouso

blog 60 mais ativa

Informação, dicas e novidades sobre o mundo da maturidade para você

Saúde
postado 08.08.2013 às 11:00 por Portal CR
Compartilhe

Má alimentação e sobrepeso favorecem o aumento do colesterol

Má alimentação e sobrepeso favorecem o aumento do colesterol Alimentação equilibrada e prática de atividade física regular contribuem para uma vida saudável

O colesterol desempenha funções importantes no organismo, entretanto quando seu nível é excessivo no sangue, a gordura se torna prejudicial e contribui para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. O Ministério da Saúde estima que o colesterol alto cause 2,6 milhões de mortes a cada ano no país. No Dia Nacional de Combate ao Colesterol (8/8), a Beneficência Portuguesa de São Paulo (www.beneficencia.org.br) alerta sobre o consumo excessivo de gorduras e dá dicas para manter o colesterol em níveis saudáveis.

De acordo com Allyson Nakamoto, cardiologista do Hospital, o colesterol é um importante componente para a formação das células do organismo e serve como base na produção de vários hormônios. No entanto, existem dois tipos de colesterol, o bom (HDL, sigla de High Density Lipoprotein) e o ruim (LDL, sigla de Low Density Lipoprotein), além dos triglicérides.

“Inúmeros estudos demonstraram que o grande vilão é o LDL, popularmente conhecido como colesterol ruim, que está associado ao risco de eventos cardiovasculares como infarto agudo do miocárdio, angina, insuficiência vascular periférica e Acidente Vascular Cerebral (AVC), podendo levar à morte. Já os triglicérides elevados contribuem para a síndrome metabólica, também associada a um maior risco de doenças cardiovasculares. Quanto ao HDL, o colesterol bom, quando em valores maiores, exerce um efeito cardioprotetor”, explica o especialista.

A melhor forma de controlar os níveis de colesterol é realizar uma dieta equilibrada e saudável rica em fibras, pobre em gorduras, evitar o sobrepeso e obesidade, além de praticar atividades físicas regularmente. Para as pessoas com histórico familiar de doença cardíaca ou de níveis elevados de colesterol no sangue, o diagnóstico e tratamento precoce auxiliam na prevenção dos males do colesterol elevado.

O tratamento medicamentoso como forma de prevenção primária também pode ser considerada uma estratégia na redução da ocorrência da doença cardiovascular. “A partir de um diagnóstico precoce e sem fatores de risco paralelos, caso a mudança da alimentação e a inclusão de atividade física não forem suficiente, o início do tratamento com fármacos como estatinas, poderão controlar o avanço da doença”, enfatiza o cardiologista.
Gordura animal como o da carne vermelha, frituras, embutidos, derivados do leite e alimentos processados devem ser evitados. “É importante, para a prevenção, que as pessoas tenham uma alimentação rica em legumes e verduras” afirma Nakamoto.

Beneficência Portuguesa de São Paulo
Com 153 anos, a Beneficência Portuguesa de São Paulo é a maior instituição hospitalar privada da América Latina, atendendo cerca de 1,5 milhão de pessoas por ano. As equipes médicas atendem em mais de 60 especialidades e as áreas de destaque são: cardiologia, neurologia, gastroenterologia, urologia, ortopedia e oncologia. Em 2007, foi inaugurado o Hospital São José, projetado para ser referência em oncologia, cardiologia, ortopedia e neurologia. Em 2012, o Hospital Santo Antônio iniciou suas atividades para oferecer atendimento exclusivo à pacientes do Sistema Único de Saúde. Já em 2013 a Instituição criou o Centro Oncológico Antônio Ermírio de Moraes para ser um dos maiores e mais completos núcleos de tratamento de câncer no país. O novo Centro conta com áreas localizadas no Hospital São José e no Hospital São Joaquim (mais conhecido como Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo). Incorporação de tecnologia de ponta, hotelaria e qualidade no cuidado aos pacientes fazem da Beneficência um centro de excelência nacional e internacional no atendimento médico hospitalar, tudo isso aliado a um Corpo Clínico formado por renomados especialistas. Nos últimos anos a Instituição investiu cerca de R$ 120 milhões no aprimoramento e modernização de seus serviços e instalações. www.beneficencia.org.br
 
comente

leia também

receba novidades em seu e-mail

cadastrar

e-mail cadastrado com sucesso, obrigado!

sobre nós divulgue seu negócio desenvolvido por Julio Guimarães