Produtos e Serviços Profissionais Casas de Repouso

blog 60 mais ativa

Informação, dicas e novidades sobre o mundo da maturidade para você

Alimentação
postado 25.04.2013 às 19:00 por Portal CR
Compartilhe

Leve peixe para o prato

Leve peixe para o prato

Os pescados são excelentes fontes de proteínas, vitaminas e minerais. Você pode rebater: “Mas as carnes de outras espécies também são boas nesses quesitos”. É verdade. Mas, no caso dos peixes, o que faz uma baita diferença é a qualidade da gordura. Os nadadores de águas frias – como salmão, namorado, atum e sardinha – são ricos em ômega-3, um tipo de gordura que, segundo estudos, faz muito bem ao coração.

Por isso é uma pena constatar que eles são esquecidos ou ignorados no dia a dia, como aconteceu em uma pesquisa recente da Universidade Estadual de Campinas, a Unicamp. Depois de entrevistar 199 pessoas, a nutricionista Izabella Tesoto Loscalzo notou que só 7% dos voluntários comem peixe duas ou mais vezes por semana em casa. No restaurante, o número foi ainda mais baixo: 4%. Agora, o mais triste é que 39,7% das pessoas que se alimentam fora de casa e 32,6% daqueles que fazem as refeições no lar disseram que nunca ou raramente colocam o peixe no prato.

Se você está nesse grupo que resiste aos pescados e coloca a culpa na dificuldade de elaborar receitas saborosas e nada complicadas, quem sabe não muda de ideia ao aprender alguns pratos? Na época em que fiz a reportagem, a nutricionista Gabriela Maia, do Rio de Janeiro, me mandou três sugestões. Confira:

Linguado com espinafre e legumes

Ingredientes
500 gramas de filé de linguado (ou 3 filés) sem pele
Suco de 1 limão
1 colher (sobremesa) de óleo de girassol
50 gramas de vagem
100 gramas de palmito
100 gramas de alho poró
100 gramas de cenoura
100 gramas de espinafre
1 dente de alho
Sal a gosto

Modo de preparo
Tempere os filés de linguado com o sal e, em seguida, com o suco de limão. Deixe descansando para pegar o tempero. Grelhe os filés em chapa bem quente e umedecida com óleo. Cozinhe todos os legumes no vapor até que fiquem al dente. Refogue o espinafre com alho e sirva com o linguado e os legumes.

Rendimento: 3 a 4 porções

Cubinhos de salmão com legumes

Ingredientes
400 gramas de salmão
1 talo de alho poró
½ cebola roxa ralada
1 dente de alho
1 colher (sobremesa) de azeite
2 tomates maduros orgânicos ou 1 tomate pelado (de lata)
Salsa, pimenta e sal a gosto

Modo de preparo
Corte o salmão em cubos grossos, retirando as espinhas que encontrar. Tempere com um pouco de sal. Corte o alho-poró em rodelas, lave-os e deixe-os escorrendo. Descasque e pique a cebola e o dente de alho. Coloque o alho-poró, a cebola e o alho na panela. Acrescente o azeite. Deixe cozinhar até a cebola ficar macia. Adicione os tomates cortados em gomos grossos, o alho e os cubos de salmão. Tempere com pimenta e um pouco de sal. Tampe a panela e deixar cozinhar, em fogo brando, por 10 minutos. Sirva quente e decorado com salsa picada.

Rendimento: 3 a 4 porções

Caldo de peixe 

Ingredientes
2 quilos de carcaça/cabeça de peixe
1 cebola média cortada em 4 partes
1 alho-poró cortado em fatias médias
1 talo de salsão picado
1 fatia média de gengibre
2 dentes de alho picados
2 litros de água

Modo de preparo
Coloque a água em uma panela, adicione todos os ingredientes e deixe ferver por 30 minutos. Espere esfriar, coe e utilize esse caldo no preparo de sopas, arroz ou peixe assado. Se não utilizar tudo, congele as porções em potes de vidros para utilizar em outras ocasiões.

Matéria escrita por Thaís Manarini para a revista Saúde.
 

comente

leia também

receba novidades em seu e-mail

cadastrar

e-mail cadastrado com sucesso, obrigado!

sobre nós divulgue seu negócio desenvolvido por Julio Guimarães