Produtos e Serviços Profissionais Casas de Repouso

blog 60 mais ativa

Informação, dicas e novidades sobre o mundo da maturidade para você

Saúde
postado 16.04.2013 às 09:00 por Luiz Freitag
Compartilhe

Insônia, as velhas e novas receitas

Insônia, as velhas e novas receitas Além de recursos modernos, vale tentar até sexo e chazinho. Por que não?
 
Podemos definir insônia como dificuldade em iniciar o sono e mantê-lo contínuo. Há antigos preconceitos de que o sono vai diminuindo conforme vamos envelhecendo. A explicação seria pela degeneração inevitável das estruturas cerebrais responsáveis  pelos sono, não ocorrendo o sincronismo do indivíduo com o passar das horas do dia para a noite.
 
Foram realizados vários estudos nos Estados Unidos e em São Paulo, pela USP de Campinas. Vinte e três pacientes sadios, na terceira idade, participaram de uma pesquisa sobre o sono interrompido que seria mais comum nessa faixa etária. A conclusão foi a de que se o indivíduo não tiver nenhuma dor, nenhum sofrimento cardíaco dores reumáticas ou câncer essa divisão do sono não ocorre.
 
Também foram consideradas situações como depressão e má qualidade de vida que levam a interromper o sono. Esses estudos deverão ter prosseguimento, pois o número de pessoas analisadas foi muito pequeno.
 
A inatividade e a falta  de convívio  social alteram a condição de sono contínuo com o passar dos anos. Muitas pessoas não querem tomar medicamentos para dormir,  porque podem causar dependência, o que é verdade com algumas substâncias.
 
Já foram inventados vários aparelhos que emitem sons relaxantes. Outra técnica é aprender relaxamento e respiração profunda, como são explicados em vários Institutos  do Sono que existem em São  Paulo. Outras pessoas costumam tomar banhos  quentes antes de deitar para dormir e ler algum livro de leitura alegre por meia hora. Muitas vezes dá certo, mas a pessoa tem realmente que afastar o que não foi bom durante o dia. Em todo caso se ela demora em adormecer na hora certa poderá usar o computador se for do seu agrado, ler algum tema leve como viagens turísticas  visitas a outros países com paisagens de ilhas por exemplo.
 
Nos Estados Unidos já estão à venda bebidas em lata, que podem ser vendidas sem receita médica, contendo melatonina. Essa substância é um  hormônio que provoca sono, porém não é totalmente inócua, produzindo diminuição do desempenho físico e cerebral perturbações gástricas e cardíacas, deixando a pessoa mais irritada no dia seguinte.
 
O mais indicado é só ir para a cama quando estiver realmente sonolento. O ambiente do quarto deverá ter  iluminação suave e sem ruídos. Procurar não ver televisão até uma hora antes deitar. Não fazer cochilos durante o dia. A alimentação noturna deverá ser leve. Não fumar nunca, não tomar bebidas alcoólicas, nem chá mate ou verde e refrigerantes. Se tiver vontade  e o companheiro ou companheira também, porque não tentar o sexo?
 
Ou quem sabe podemos voltar ao nosso antigo chazinho de camomila ou erva-doce e um copo de leite quente ao deitar.
comente

leia também

receba novidades em seu e-mail

cadastrar

e-mail cadastrado com sucesso, obrigado!

sobre nós divulgue seu negócio desenvolvido por Julio Guimarães