A Ginástica Holística-Método Ehrenfried (G.H.) é um método de trabalho corporal que apresenta três níveis de atuação: o pedagógico, o preventivo e o terapêutico.
“Ginástica é a arte de estar disposto” e “Holística vem de Holos do grego que quer dizer o todo “ e juntas resumem o trabalho voltado para a totalidade da pessoa.
Este método permite ao praticante conhecer e utilizar melhor o seu corpo, aprendendo a identificar bons e maus hábitos, potencializando os bons e corrigindo os maus, levando à harmonia e à inteligência do corpo.
Desenvolvido no início do século XX pela médica e fisioterapeuta Lily Ehrenfried (Berlim, 1896 - Paris, 1994), quando inúmeros pesquisadores se dedicaram intensamente ao estudo do movimento. Possui uma Associação Internacional dos Alunos da Dra. Ehrenfried com sede em Paris na França e a Associação Brasileira de Ginástica Holística com sede em Campinas ( São Paulo ) no Brasil.
Como funciona Por meio da descrição dos movimentos e estímulos corporais com materiais de diferentes tamanhos, texturas e densidades como bolas e bastões, o aluno é conduzido a uma melhor utilização de sua respiração e de seu potencial muscular, melhorando o equilíbrio e a percepção corporal, a coordenação motora e a postura.
A G.H. trabalha o corpo no seu conjunto, não se restringindo ao exercício de fortalecimento localizado.
Os alunos experimentam desde movimentos simples, que devolvem a mobilidade natural, até gestos complexos e inabituais, que solicitam a imaginação, o potencial lúdico e, consequentemente, exigem respostas neuromusculares renovadas.
A prática da G.H. respeita o ritmo e a liberdade de cada aluno; alivia tensões e torna os gestos mais fluidos, permitindo que cada parte do corpo encontre seu lugar, tornando o conjunto mais harmônico. O equilíbrio da postura assim obtido conduz a mudanças progressivas, profundas e duradouras e possibilitando ao aluno apropriar-se dos movimentos realizados nas aulas para integrá-los aos gestos cotidianos, dando-lhe maior autonomia, saúde e bem estar.
Quem deve praticar?Àqueles que desejam sentir-se bem dispostos e com vigor no dia-a-dia, sentir-se “em forma”.
A G.H. é utilizada nas áreas de Reumatologia, Ortopedia, Neurologia (problemas de postura, artroses, dores musculares, etc) como método de apoio.
Na gravidez e no pós-parto, para que o corpo possa se adaptar às diversas alterações de respiração e peso destes períodos.
Às crianças (em grupos especialmente criados para elas), como uma proposta preventiva e lúdica para que se desenvolvam integralmente e com prazer.
As práticas artísticas que exijam precisão, flexibilidade e harmonia (como o canto, a dança, a música, etc), como atividade complementar.
O objetivo deste método é melhorar: - a postura e consciência corporal;
- alongamento e tonificação muscular;
- percepção e coordenação de movimentos;
- dores musculares e articulares;
- respiração e qualidade de vida.