Produtos e Serviços Profissionais Casas de Repouso

blog 60 mais ativa

Informação, dicas e novidades sobre o mundo da maturidade para você

Notícias
postado 27.01.2014 às 19:00 por Portal CR
Compartilhe

Ensinar a lembrar

Ensinar a lembrar Idealizadores do Vigilantes da Memória lançam guia para ajudar no reconhecimento de problemas cognitivos.

O livro, que define os tipos de memória, seus problemas e como reabilitá-la, também explica quando sua perda pode levar à doença de Alzheimer.

Esquecer nome de pessoas é normal? Não se lembrar de dar um recado é comum? E repetir várias vezes o mesmo assunto? Essas e outras queixas sempre trazem muitas dúvidas na distinção do que é normal e do que é representativo de uma doença. Com certeza, distinguir não é uma tarefa fácil.

Ensinar a Lembrar - Guia Prático Para Ajudar a Reconhecer e Melhorar Problemas de Memória”, de Gislaine Gil e Alexandre Leopold Busse, foi escrito para ajudar a reconhecer, por meio de uma testagem rápida, pessoas que possam ter queixas de memória patológica.

O livro ajuda a criar estratégias cognitivas para contornar ou minimizar problemas de memória decorrentes de várias doenças ou mesmo devido ao envelhecimento normal. Entre os assuntos abordados nos 13 capítulos, estão a doença de Alzheimer (como reconhecer e qual o tratamento adequado) e o estágio que a precede (comprometimento cognitivo leve).

Foram abordados, também, exames para diagnóstico, tratamento e dúvidas se a pessoa com Alzheimer pode dirigir, além de estratégias cognitivas para melhorar a vida cotidiana. O livro mostra, ainda, como a família pode lidar com as alterações de comportamento da pessoa com problema de memória, como agitação e mau humor.

Os autores lembram, também, que a saúde e o comportamento de quem cuida faz parte da melhora na qualidade de vida de quem sofre com problemas de memória. Nesse capítulo, é sugerido ao cuidador um teste para verificar seu nível de estresse e, a partir do resultado, desenvolver técnicas comportamentais para ajudá-lo reduzir a ansiedade e o estresse. Ao final, o guia traz uma visão otimista nos estudos de neuroplasticidade, que é a matéria-prima atual das neurociências, para a criação de novas estratégias no tratamento de pessoa com dificuldade de memória.

A neuropsicóloga Gislaine Gil e o médico geriatra Alexandre Leopold Busse são idealizadores do Vigilantes da Memória (www.vigilantesdamemora.com.br) , um programa que visa reabilitar a saúde cerebral pode meio de grupos de estimulação cognitiva.

Sobre o livro
 
Ensinar a Lembrar - Guia Prático Para Ajudar a Reconhecer e Melhorar Problemas de Memória
Autores: Gislaine Gil e Alexandre Leopold Busse
Editora: Casa Leitura Médica
Páginas: 181
Edição: 1ª
 
Sobre os autores
 
Gislaine Gil
Bacharel em Psicologia pela UMESP, pós-graduada em Avaliação Psicológica e Neuropsicológica no Instituto de Psiquiatria do HC da Faculdade de Medicina da USP, especialista em Neuropsicologia pelo HC da Faculdade de Medicina da USP. Idealizadora e coordenadora do Programa de Estimulo à Atenção e à Memória do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e o Curso de Estimulação à Memória para funcionários. Autora do livro “Memória – tudo que você gostaria de saber, mas se esqueceu de perguntar”.
 
Alexandre Leopold Busse
Médico e pesquisador do Serviço de Geriatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo-USP. Realiza pesquisas científicas no Ambulatório de Memória do Idoso, do qual foi um dos fundadores e também onde realizou sua tese Doutorado que defendeu na Faculdade de Medicina da USP com o tema Memória e Exercícios Físicos. Integra o Serviço de Gerontologia e o Núcleo Avançado de Geriatria, além de outros projetos voltados para a excelência na assistência e pesquisa no envelhecimento no Hospital Sírio-Libanês.
comente

leia também

receba novidades em seu e-mail

cadastrar

e-mail cadastrado com sucesso, obrigado!

sobre nós divulgue seu negócio desenvolvido por Julio Guimarães