Produtos e Serviços Profissionais Casas de Repouso

blog 60 mais ativa

Informação, dicas e novidades sobre o mundo da maturidade para você

Notícias
postado 26.11.2013 às 12:00 por Portal CR
Compartilhe

Encontro sobre câncer colorretal

Encontro sobre câncer colorretal
ENCONTRO COM ESPECIALISTAS – CÂNCER COLORRETAL – 26 DE NOVEMBRO DE 2013
 
Mesmo com exames eficazes como colonoscopia e de sangue oculto nas fezes, câncer de intestino é diagnosticado tardiamente.
 
Apenas 1 entre 4 tumores malignos são diagnosticados na fase inicial e São Paulo - ao lado do Rio de Janeiro - registra a maior prevalência da doença. Atento a esta questão, o A.C.Camargo Cancer Center promove um Encontro gratuito entre especialistas e público-leigo hoje, dia 26, em São Paulo
 
Descoberto logo no início, quando o tumor está restrito à parte mais superficial do intestino, a possibilidade de cura do câncer colorretal é de quase 100% (98%). Uma boa notícia, exceto pelo fato de que apenas 25% dos casos são descobertos nestas condições. Na outra ponta, estão os tumores mais agressivos, quando já se ultrapassou os es do intestino e gerou metástase linfática ou, nos casos ainda mais extremos – de estadio IV - chegou ao fígado, pulmão ou peritônio, quando a chance de estar vivo cinco anos após o tratamento é inferior a 20%. Terceiro tipo de câncer mais comum em homens e mulheres no Brasil com estimativa de 30 mil novos casos em 2013 (dados do INCA), São Paulo registra, ao lado do Rio de Janeiro, a maior prevalência do país, com mais de 25 casos para cada 100 mil habitantes, enquanto que no Maranhão, por exemplo, a doença acomete apenas 3 entre 100 mil habitantes.
 
Partindo dessas premissas, o A.C.Camargo Cancer Center anuncia a realização no próximo dia 26, às 17h30, de uma edição especial do Encontro com Especialistas sobre Câncer Colorretal. Com participação de oncologistas do Núcleo de Tumores Colorretais, o público poderá esclarecer as mais variadas dúvidas sobre como prevenir e diagnosticar cedo os tumores de intestino e reto. Gratuitas, as inscrições podem ser feitas pelo encontro@accamargo.org.br. Para quem não puder estar presente, as perguntas poderão ser feitas pelos perfis oficiais do A.C.Camargo no Twitter e Facebook até o dia do evento.
 
RASTREAMENTO PARA SALVAR VIDAS - A maioria dos tumores colorretais se inicia a partir de pólipos, lesões benignas que podem crescer na parede interna do intestino grosso, sendo que uma maneira de prevenir a doença em sua forma maligna (câncer) é pela detecção e remoção dos pólipos antes de eles se tornarem malignos. Sua alta incidência aponta para a necessidade de um rastreamento populacional por colonoscopia, nos moldes do que ocorre com a mamografia para diagnóstico de lesões malignas na mama.
 
A colonoscopia é indicada para homens e mulheres assintomáticos (que não apresentam sintomas) a partir dos 50 anos e com repetição a cada 5 ou 10 anos (de acordo com orientação médica). Caso haja um ou mais episódios de câncer colorretal em parentes de 1º grau a primeira colonoscopia é recomendada a partir dos 40 anos e com repetição anual. “Há estudos que mostram que a colonoscopia é responsável por reduzir em mais de 50% as mortes por câncer colorretal, mas falta ao público informações sobre quando fazer e como ter acesso ao exame”, destaca o cirurgião oncologista e chefe do Núcleo de Tumores Colorretais do A.C.Camargo, Samuel Aguiar Júnior.
 
De acordo com o especialista, são muitos os fatores que levam ao diagnóstico tardio. "Infelizmente é muito comum negligenciar sintomas como sangramentos e alterações do hábito intestinal e não há políticas eficazes que levem informação ao público sobre a importância de se realizar colonoscopia ou de buscar um especialista para análise de sangue oculto nas fases", destaca Samuel Aguiar Junior.
 
Embora o exame de colonoscopia seja o método mais eficaz para diagnóstico de câncer de intestino,  há entraves importantes – segundo o especialista - como o seu alto custo e pouca adesão principalmente pelos homens.  O fator positivo, acrescenta ele, é que hoje é observado que o exame de sangue oculto nas fezes é extremamente eficaz também. De acordo com Aguiar Junior, os trabalhos recentes mostram que o sangue oculto propicia um número semelhante de achados importantes em comparação à colonoscopia. “É fundamental a população brasileira ter conhecimento sobre a eficácia do exame de sangue oculto nas fezes, pois há tabu para se fazer colonoscopia, isso sem falar no custo baixo e o fato de - diferente da colonoscopia - dispensar a sedação", destaca.
 
No entanto, conclui Samuel, ainda prevalece a falta de informação em vários setores da sociedade, com a população em geral desconhecendo a doença, tampouco como preveni-la, com o agravante de que a maioria dos médicos generalistas negligencia o diagnóstico, não indica  a colonoscopia,  exame que faz a prevenção da doença, pois é capaz de retirar um pólipo que ainda não é câncer.
 
SERVIÇO
Encontro com Especialistas do A.C.Camargo Cancer Center
Tema: Câncer Colorretal
Data: terça-feira, 26 de novembro de 2013
Local: A.C.Camargo Cancer Center: Auditório Sen. José Ermírio de Moraes
Endereço: Rua Professor Antônio Prudente, 211, Liberdade, São Paulo
Horário: 17h30
Inscrições gratuitas: encontro@accamargo.org.br 
Participação por redes sociais: www.facebook.com.br/accamargocancercenter  www.twitter.com/haccamargo - Envie sua pergunta até o dia do evento. 
 
Nova Marca - Desde sua fundação há 60 anos, o A.C.Camargo traz uma atuação focada em 4 pilares: prevenção, tratamento, ensino e pesquisa do câncer que, somados a sua alta representatividade internacional, culminou em 2013 no lançamento da marca A.C.Camargo Cancer Center. Esse posicionamento traduz uma instituição que concentra em um só lugar todos os âmbitos da Oncologia, da bancada de pesquisa ao leito de cada paciente. Primeiro a assinar como Cancer Center fora dos Estados Unidos e Europa, o A.C.Camargo já atendeu mais de 700 mil pacientes desde sua fundação, com índices de sucesso no tratamento só comparáveis aos maiores centros do mundo, sendo 75% para crianças e 70% para adultos; é responsável pela formação de 47% dos oncologistas do país; responsável por 74% de toda a produção científica de alto impacto sobre câncer no Brasil com média de 200 artigos anuais; detentor do maior banco de tumores da América Latina com 30 mil amostras e pioneiro ao criar o primeiro Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em uma instituição hospitalar privada.

Sobre o A.C.Camargo Cancer Center -  Instituição privada sem fins lucrativos, criada em 1953 por Antônio e Carmen Prudente, é um dos maiores centros mundiais em prevenção, diagnóstico, tratamento, ensino e pesquisa do câncer. De forma integrada e interdisciplinar, atende mais de 15 mil novos pacientes a cada ano, vindos de diversas partes do país e exterior. Seu corpo clínico é composto por uma equipe de 500 especialistas, sendo cerca de 200 oncologistas, entre eles clínicos e cirurgiões. 

Em 2012, conquistou a Certificação Internacional pelo Canadian Council for Health Services Accreditation (CCHSA).  Também conquistou a certificação ISO 14001, firmando seu compromisso com a responsabilidade ambiental. O selo de qualidade ambiental ratifica que o A.C.Camargo atua de acordo com os rigorosos padrões estabelecidos pela Norma ABNT ISO. Em 2013 foi eleito pela quinta vez  uma das melhores empresas para Você trabalhar do Guia Você S/A Exame. E foi apontado, pela edição 500 Melhores Empresas da revista IstoÉ Dinheiro, uma das melhores em Saúde e pelo Anuário Valor 1000 uma das cinco instituições mais importantes no segmento de serviços médicos. 
comente

leia também

receba novidades em seu e-mail

cadastrar

e-mail cadastrado com sucesso, obrigado!

sobre nós divulgue seu negócio desenvolvido por Julio Guimarães