Produtos e Serviços Profissionais Casas de Repouso

blog 60 mais ativa

Informação, dicas e novidades sobre o mundo da maturidade para você

Saúde
postado 22.11.2012 às 17:00 por Sylvia Lakeland
Compartilhe

De olho no futuro: vamos reduzir a baixa visão

De olho no futuro: vamos reduzir a baixa visão
Perguntaram-me recentemente o que eu pensava sobre a terceira idade e hoje afirmo: em vez destes estes termos“terceira idade” ou a “melhor Idade” sugiro designar como o “tempo da maturidade”, da sabedoria e do conhecimento. E ainda completo dizendo que é o período maravilhoso da autossuficiência, independência e das oportunidades para novas realizações pessoais. Do meu extenso contato com pessoas de todas as idades desde 2003, em especial com adultos acima dos 50 anos, quer no Parque Ibirapuera, em São Paulo, ou nas aulas com exercícios de visão nos grupos de apoio e em sessões individuais, nos quais praticamos os exercícios para o aperfeiçoamento natural da visão, tenho observado que, do número crescente de pessoas com problemas de visão (PBV - pessoas de baixa visão), são muito poucos os que têm a consciência da gravidade dos seus problemas, não entendem o efeito ante destes distúrbios, não sabem explicar o que causou estes danos e muito menos como prevenir e se cuidar nestas condições dramáticas. A quase totalidade destas pessoas não sabe que é uma portadora de baixa visão ou visão subnormal e que esta condição pode ser ajudada por programas de reabilitação, além de muitas vezes ser evitada se houvesse uma boa prevenção. 
 
Fórmula para este tempo da maturidade: boa saúde física, mental, emocional e boa visão!  Só é  possível ser de fato autossuficiente e independente em qualquer idade e, em especial na maturidade, se estivermos com boa saúde e enxergarmos bem, com o coração e os olhos. Portanto vamos desde já pensar em prevenção no caso dos jovens e adultos: evitar a condição da baixa visão que começa com uma consciência alerta somada a aquisição do conhecimento sobre os problemas da visão, suas causas e fatores de risco, seguida de um plano amplo de prevenção. Estamos falando de problemas de alto risco que podem levar à cegueira e citamos, entre outras, as cataratas, glaucoma, retinopatia, diabetes e degeneração macular.  

Há muito a ser feito neste Tempo da Maturidade: Resultados muito interessantes tem me motivado cada vez mais, ao adotar uma abordagem interdisciplinar, na busca do bem-estar global de cada pessoa, para si mesmo e integrado no seu mundo social: é somar ao trabalho da oftalmologia integrativa especializada as terapias naturais de aperfeiçoamento da visão, entre outros com o Método Bates e com o Método Meir Schneider Self-Healing, de Autocura e Movimento.
Para mais e melhor visão, com mais qualidade de vida, recomendo reunir os seguintes itens, é a minha fórmula mágica:  
                     
FÉ - de fato é preciso acreditar que é possível ver sempre melhor!           
                                           
CORAGEM - não basta acreditar, é preciso ter a coragem para querer mudar velhos hábitos, coragem para abrir os olhos e perceber o quanto podemos evoluir.  
        
PERSEVERANÇA - se temos FÉ e CORAGEM, já superamos grandes dificuldades e transformamos os problemas em oportunidades de transformação e para isto é preciso muita perseverança e também disciplina.             
                                 
DISCIPLINA - sobretudo no tempo da maturidade muitas ideias pré-concebidas impedem uma evolução saudável e feliz: “eu já fiz isto e não deu certo”, “não tenho mais paciência”, “eu sei fazer os exercícios, mas não funcionam”, “não consigo mais fazer exercícios corporais”. A verdade é que através da realização disciplinada, diária e repetitiva, conseguimos abrir nossa memória, introduzir novos valores, mudar paradigmas, sempre para viver uma vida com mais qualidade e harmonia.

A Neurociência confirma: podemos expandir nossa memória, criar novos neurônios até o fim de nossas vidas, basta querer! É a Neuroplasticidade!
Assim, convido a todos, jovens, adultos e, sobretudo quem está no tempo da maturidade, a praticarem os exercícios naturais de visão, as automassagens e outros recursos simples e práticos que tornam de imediato a nossa vida mais saudável, amorosa e feliz!
 
comente

leia também

receba novidades em seu e-mail

cadastrar

e-mail cadastrado com sucesso, obrigado!

sobre nós divulgue seu negócio desenvolvido por Julio Guimarães