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Exercícios
postado 10.09.2012 às 18:00 por Monica Peralta
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Corpo saudável em qualquer idade

Corpo saudável em qualquer idade Caminhar é fácil, não tem contra-indicação e não requer nenhuma destreza atlética. Estudos mostram que caminhar três vezes por semana, 30 e 40 minutos por dia, ajuda a reduzir o estresse, diminui os riscos de doenças, produz uma sensação de bem-estar e deixa o astral lá em cima!
 
Saiba por que a caminhada promove tantos benefícios à saúde:
 
Sistema circulatório
A caminhada faz com que as válvulas do coração trabalhem mais, melhorando a circulação sanguínea e a oxigenação do corpo. Com o maior bombeamento de sangue para o pulmão, o sangue fica mais rico em oxigênio. Além disso, a caminhada dilata as artérias, veias e vasos capilares, tornando o transporte de oxigênio mais eficiente às partes periféricas do organismo, como braços e pernas.
 
Reduz a formação de coágulos no sangue, previne contra as doenças do coração, ajuda a reduzir as taxas de colesterol ruim e os níveis de glicose e a melhorar a ação da insulina no corpo.
 
Sistema Pulmonar

Aumenta a capacidade respiratória, melhora o funcionamento dos músculos respiratórios e dos alvéolos pulmonares.
 
Sistema Cardiovascular
Melhora a frequência cardíaca, diminui a pressão arterial e o risco de arritmias.
 
Sistema Neuro-endócrino

Diminui a adrenalina e aumenta a produção de suor e libera uma quantidade maior de endorfina, hormônio responsável pela sensação de alegria e relaxamento.
Reduz o estresse, combate a insônia e a depressão e aumenta o bom-humor.
 
Sistema Osteomuscular
Aumenta a força, o número de terminações sanguíneas, melhora a estrutura e função dos ligamentos. Previne a osteoporose.
 
Sistema Nervoso
Melhora o tônus muscular, os reflexos e a coordenação. Previne o risco de quedas e fraturas.
 
Sistema Metabólico
Diminui a concentração de triglicérides, do colesterol ruim e ajuda a manter o peso corporal saudável.
 
ROTINA DE CAMINHADA
É importante a prática regular. Normalmente as primeiras caminhadas podem ser de 25 minutos, a passos regulares, três vezes por semana, para ir aumentando até chegar aos 45 minutos.
 
Mas, cada pessoa deve ter sua rotina de caminhada segundo suas possibilidades e disponibilidade horária. Convém começar de forma graduada e seguindo a orientação de um educador físico ou do próprio médico. 
 
ONDE PRATICAR
Para quem vive nas cidades onde os espaços verdes são escassos, as praças e parques são uma boa opção.  Outra possibilidade é caminhar pela redondeza, no bairro onde a pessoa mora. Os ginásios ou academias também são uma ótima opção.
 
Alguns cuidados a serem tomados:

- Em dias ensolarados, caminhe no período da manhã até as 10h00, ou à tarde após as 17h00.
- Faça alongamento antes e depois das caminhadas.
- Hidrate o corpo bebendo água antes, durante e depois do exercício.
- Não faça caminhada em jejum. Não faça nunca nenhuma atividade física em jejum. Caso faça a caminhada pela manhã e não consiga comer, tome pelo menos uma vitamina.
- Use filtro solar e boné nos dias de sol.
- Use roupas leves e confortáveis de preferência de tecidos que favoreçam a transpiração. Use um calçado adequado – o tênis (evita lesões).
- O exercício é uma fonte de prazer. Se possível, caminhe em um local seguro e em áreas verdes. Escolha terrenos firmes, planos e regulares para evitar as lesões.
- Antes do início de qualquer programa de atividade física é super importante fazer uma avaliação médica.
- Atenção à postura: mantenha o tronco reto, queixo paralelo ao solo e abdômen contraído. Flexione os braços a 45 graus e caminhe movimentando os cotovelos para a frente e para trás, alternando o braço direito com a perna esquerda e vice-versa. Ao pisar, apoie primeiro o calcanhar no chão e depois toda a planta do pé.
- Faça das caminhadas um hábito. Caminhe no mínimo três vezes por semana, não interrompa, crie uma rotina de exercícios e siga sempre essa programação. O seu corpo agradece!

Veja o depoimento da Monja Coen, que aos 63 anos deu os primeiros passos e hoje corre 3 vezes por semana, religiosamente.

"Começei a caminhar porque precisava de atividade física. Sofria com dores no corpo, obesidade, músculos fracos, lesões nas articulações e tendões. Com ajuda da educadora física Monica Peralta, fui construindo músculos e condições de comer e dormir melhor e adquiri um estado de saúde mais equilibrado.

Começei caminhando e hoje adoro correr! A corrida melhorou minha postura, fortaleceu meus músculos, me traz alegria, me desafia, me estimula e me relaxa. É um momento de ruptura, quando me torno una com tudo o que existe. Esse estado de plena atenção é muito próximo do processo meditativo.

Mente e corpo não estão separados. É necessária uma postura correta, respiração correta, vida e mente corretas. O espírito não existe sem corpo-mente. Santa unidade!" 

 
 
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