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postado 29.10.2013 às 19:00 por Portal CR
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Consumo adequado de cálcio e atividade física regular ajudam a fortalecer os ossos

Consumo adequado de cálcio e atividade física regular ajudam a fortalecer os ossos
Hábitos de vida saudáveis são importantes para ajudar na saúde óssea. De acordo com o estudo The Brazilian Osteoporosis Study (BRAZOS)1, nove entre dez pessoas ingerem apenas 52% das necessidades diárias de cálcio. O dado é alarmante, pois a partir dos 35 anos de idade inicia-se um processo de perda de massa óssea, causando um declínio de 6% a 8% a cada dez anos, o que pode aumentar a chance da osteoporose surgir.
 
“A osteoporose é uma doença silenciosa, sem sintomas característicos, que acontece quando há um enfraquecimento progressivo da massa óssea”, explica Dr. Bruno Muzzi Camargos, presidente da Comissão Nacional de Osteoporose da FEBRASGO - Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia e conselheiro da International Osteoporosis Foundation (IOF) para a América Latina.
 
Levantamento realizado pela Associação Brasileira de Avalição Óssea e Osteometabolismo (ABRASSO)2, com patrocínio de MOLICO®, aponta que menos de 20% das mulheres com 45 anos ou mais consomem três porções de leite e derivados por dia. Entre as mulheres mais jovens, o quadro é ainda mais alarmante, já que menos de 10% consomem leite e derivados nas proporções recomendadas, apesar de considerarem consumir a quantidade ideal.
 
Outro fator que pode contribuir para o aparecimento da osteoporose é o sedentarismo. Dados da VIGITEL3 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico – Ministério da Saúde) mostram que, em capitais como São Paulo e Rio de Janeiro, a prevalência de adultos sedentários (considerando menos de 150 minutos de atividade física por semana) é de 27,5% e 30%, respectivamente, sendo que essa taxa chega a 41% em Florianópolis.
 
Estes dados mostram a importância do trabalho de conscientização não apenas sobre a prevenção da osteoporose, mas também sobre manutenção de ossos saudáveis. E para essa manutenção, dois fatores são essenciais: consumo de cálcio nas quantidades recomendadas e prática regular de atividade física.
Segundo o Dr. Bruno Muzzi, o cálcio – mineral mais abundante no organismo – é essencial para a saúde. “Sabemos que 99% cálcio está armazenado nos ossos, que além de sustentarem e protegerem, articulam-se entre si, propiciando nossos movimentos. Quando deixamos de ingerir o cálcio, o organismo retira este mineral dos ossos, enfraquecendo-os”, afirma o especialista.
 
A ingestão diária recomendada de cálcio deve ser em torno de 1.000mg, uma quantidade que pode ser obtida através do consumo de 5 fatias de 40 gramas de queijo branco ou 4 copos de 250ml de leite comum ou desnatado. Produtos lácteos, enriquecidos com mais cálcio, também podem ajudar as pessoas a alcançar este objetivo. Além do cálcio, é preciso estar atento à vitamina D, importante aliada na manutenção da saúde dos ossos.
 
Tão importante quanto uma alimentação equilibrada é manter-se fisicamente ativo. Pesquisas científicas demonstram que a prática regular de atividade física, principalmente aquelas que envolvem algum impacto, como o vôlei, podem ajudar na saúde óssea, uma vez que o impacto ajuda a promover o fortalecimento da massa óssea, aumentando assim sua densidade4.
 
Por fim, evitar o fumo e a ingestão de bebidas alcoólicas também é essencial, uma vez que esses hábitos contribuem para a perda óssea.
 
Saúde dos ossos
 
A Nestlé, dentro do conceito de saúde, nutrição e bem-estar, trabalha constantemente para ajudar a conscientizar o consumidor sobre a necessidade de cuidar da saúde dos ossos. Por isso, a companhia firmou uma parceria com a IOF, apoiando a campanha “AME OS SEUS OSSOS”, para ajudar a população a conhecer mais sobre o tema.
Alinhada com o compromisso da Nestlé em melhorar constantemente o conteúdo nutricional de seus produtos e incentivar mudanças para um estilo de vida mais saudável, a marca MOLICO® coloca à disposição do consumidor uma grande variedade de produtos, incluindo leites e iogurtes, além da linha MOLICO® TotalCálcio, que fornece 100% da necessidade diária de cálcio em apenas duas porções. No site de MOLICO® (www.molico.com.br), o consumidor pode obter mais informações sobre os produtos e ainda participar de um quiz para descobrir se a ingestão de cálcio está dentro das recomendações.
 
Referências:
 
1.The Brazilian Osteoporosis Study (BRAZOS), publicado pelo Nutritional Journal (PINHEIRO, M.M.; SCHUCH, N.J.; GENARO, P.S. et al. Nutrient intakes related to osteoporotic fractures in men and women)
 
2.Pesquisa Firme Forte – Osteoporose 2012
 
3.Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Vigitel Brasil 2011: Vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico.2012.
 
4.Dias RS, Leite JS, Venhoven VI. Osteoporose e exercício físico. Rev. Bras. Ciênc. Saúde. 2006; 10: 32-7.
 
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