São muitas histórias e perdas pelo caminho. A velhice é um processo natural que chega, na maioria das vezes, repleto de limitações. Com a rotina de trabalho, estudo e filhos, os parentes ficam sem saber qual a melhor opção para cuidar bem do familiar. A sociedade e o mercado, entretanto, se adaptam para encontrar alternativas. Surge então o “Centro Dia para idosos”.
o Centro Dia caracteriza-se como um espaço destinado a proporcionar acolhimento, proteção e convivência a idosos, cujas famílias não tenham condições de prover estes cuidados durante todo o dia ou parte dele.
O serviço tem a finalidade de promover a autonomia, a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida das pessoas participantes. Deve contar com equipe específica e habilitada para a prestação de serviços especializados a pessoas em situação de dependência que requeiram cuidados permanentes ou temporários.
Recursos Humanos
O quadro de profissionais do Centro Dia do Idoso deverá ser composto por equipe técnica multidisciplinar - responsável pela organização e planejamento do serviço - e equipe operacional - responsável pela manutenção e funcionamento do equipamento.
Alimentação
Os usuários do Centro Dia do Idoso terão acesso a alimentação, com cardápio elaborado por nutricionista.
Deverão ser providenciadas as seguintes refeições: café da manhã, lanche, almoço e lanche da tarde.
Saúde
Os idosos receberão medicamentos apenas se receitados por profissional competente e com receita médica. Tais medicamentos deverão ser providenciados pelos familiares e ministrados pelo técnico de enfermagem no horário prescrito. Atendimentos médicos, psicológicos e odontológicos de rotina serão de responsabilidade da família.
Atividades
As atividades desenvolvidas no Centro Dia do Idoso devem ser previamente planejadas e realizadas sob acompanhamento e supervisão de profissional habilitado, conforme a capacidade funcional do idoso.