Produtos e Serviços Profissionais Casas de Repouso

blog 60 mais ativa

Informação, dicas e novidades sobre o mundo da maturidade para você

Exercícios
postado 22.01.2015 às 18:00 por Portal CR
Compartilhe

Campanha Pedaladas com Segurança e os benefícios do ciclismo para a terceira idade

Campanha Pedaladas com Segurança e os benefícios do ciclismo para a terceira idade Caminhadas com Segurança no aniversário de São Paulo lança a campanha Pedaladas com Segurança e fala dos benefícios do ciclismo para a terceira idade.
 
Você quer fazer uma avaliação de saúde gratuita, participar de atividades físicas e conversar com profissionais da saúde sobre questões importantes para que sua vida tenha mais qualidade?
 
Então venha para o Caminhadas com Segurança, no aniversário de São Paulo,  dia 25 de Janeiro, no Parque Trianon.
 
O evento organizado pelo Instituto Ortopedia e Saúde - IOS, que tem à frente o ortopedista Fabio Ravaglia, tem a missão de levar informação sobre saúde preventiva e qualidade de vida à população, incentivando-a a adquirir hábitos saudáveis, como a adoção de  práticas esportivas, alimentação balanceada e  convívio social.
 
A nova campanha Pedaladas com Segurança, do IOS,  tem por objetivo, incentivar o uso consciente e seguro das bikes para lazer e mobilidade nos centros urbanos.
 
Dr. Fabio Ravaglia, ortopedista e presidente do IOS, vai falar sobre os benefícios de pedalar na melhor idade. Pedalar tem tudo a ver com o verão e com as férias, mas é preciso observar inicialmente: a saúde do condutor, suas habilidades (muitos precisam aprender a dominar a magrela), a bicicleta adequada, o local para o percurso, os acessórios de segurança e as leis de trânsito.
 
Aderir à bicicleta, assim como a qualquer atividade esportiva requer avaliação médica.  Um médico vai verificar se você está apto às atividades ou, no caso de identificar  possíveis problemas, pode orientar no tratamento adequado ou prevenção.
 
Atividades
 
Como em todas as edições, o público pode participar da Feira de Saúde Solidária, com exames de glicemia, avaliação postural, pressão arterial, orientação auditiva, teste da pisada. Participar do bate papo e orientações do Dr. Fabio Ravaglia e Dr. Dario Giannini sobre mitos e verdades sobre medicamentos; saber mais sobre nutrição com a Rosana Rossetto e realizar as atividades de aquecimento e alongamento com a educadora física Goretti Leite.
 
Nesta edição, o professor Wilton Assis vai contar um pouco sobre a história do Parque Trianon e o fisioterapeuta Emerson Valentim  vai falar sobre osteopatias e técnicas associadas à intervenções posturais.
 
A Caminhada
 
A caminhada acontece após o aquecimento com a educadora física Goretti Leite e é dividida em dois grupos, um para percurso lento e outro para percurso rápido, acompanhados por profissionais médicos e de educação física. Após a caminhada a educadora realiza um relaxamento e a confraternização entre os participantes.
 
Ação de Sustentabilidade
 
Importante lembrar que o evento realiza ação de sustentabilidade através da coleta de radiografias antigas para reciclagem, pois é sabido que seus componentes, acetato e nitrato de prata, são nocivos ao meio ambiente.
 
As atividades têm início às 8h30 da manhã e terminam às 12h00.
 
Cronograma de Atividades
 
8h30 - Distribuição de senhas para os exames
 
9h00 - Início dos exames
 
10h - Palestras
        - Medicamentos e bulas  -  Dr. Dario Giannini
        - Ciclismo – Alimentação e hidratação  - Rosana Rossetto
        - Aquecimento e alongamento para quem vai pedalar – Goretti Leite
        - História do Parque Trianon  - Sr. Wilton Olivar Assis
        - Benefícios do ciclismo na terceira idade - Dr. Fabio Ravaglia
        - Osteopatia – Intervenções posturais – Emerson Valentim
 
10h45 - Rádio Taissô
 
10h55 - Aquecimento/ Alongamento - Goretti Leite
 
11h10 - Início da caminhada dentro do Parque Trianon
 
11h40 - Relaxamento   – Goretti Leite
 
12h00 - Confraternização e encerramento
 
Caminhadas com Segurança acontece, uma vez por mês, sempre aos domingos, no Parque Trianon – Portão 4. Endereço: Av. Paulista, 1578 - em frente ao Masp e próximo ao metrô Trianon-Masp.
 
O Projeto Caminhadas com Segurança conta com o apoio de estudantes de enfermagem do Colégio Inaci supervisionados por professores, com a Guarda Civil Metropolitana do Parque Trianon, com a Drogasil, Casa Renal, GEDR, profissionais da Clínica Arthros, com a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente e com a Prefeitura do Município de São Paulo.
 
Dr. Fabio Ravaglia é cirurgião ortopedista e traumatologista. CRM: 54.294 – RQE: 119090/8 . Preside o Instituto Ortopedia e Saúde, organização da sociedade civil, cujo objetivo é levar informação sobre saúde preventiva e qualidade de vida à população através de projetos e campanhas.      
Acesse: www.ortopediaesaude.org.br     
comente

leia também

receba novidades em seu e-mail

cadastrar

e-mail cadastrado com sucesso, obrigado!

sobre nós divulgue seu negócio desenvolvido por Julio Guimarães