Produtos e Serviços Profissionais Casas de Repouso

blog 60 mais ativa

Informação, dicas e novidades sobre o mundo da maturidade para você

Saúde
postado 20.08.2013 às 10:00 por Portal CR
Compartilhe

Baixo índice de testosterona e apneia do sono podem ser vilões para o coração do homem

Baixo índice de testosterona e apneia do sono podem ser vilões para o coração do homem Exames regulares a partir dos 40 anos de idade contribuem para o diagnóstico precoce das doenças cardiovasculares.

O Brasil está entre os dez países com o maior índice de mortes por doenças cardiovasculares e os homens são a maioria das vítimas, segundo o Ministério da Saúde. No Dia do Homem (15/07), a Beneficência Portuguesa de São Paulo (www.bpsp.org.br) alerta sobre a importância da prevenção e controle da doença.

O baixo índice de testosterona e a apneia do sono são dois fatores que contribuem para o aumento dos casos de doenças cardiovasculares entre os homens, de acordo com o Dr. Allyson Nakamoto, cardiologista do Hospital. “Ainda não sabemos ao certo se a reposição da testosterona pode diminuir esse risco, mas o fato é que homens com níveis baixos do hormônio apresentaram maior incidência de infarto e angina”, enfatiza o médico. 

 Já a apneia do sono, que dificulta a respiração, alterando o padrão do sono; pode acarretar em um aumento da pressão arterial, alterações metabólicas e inclusive, arritmias cardíacas. Como a doença acomete sobretudo os homens, há um aumento da incidência de doenças cardiovasculares entre esse público. “Em ambos os casos, a prática de atividade física regular aliada à alimentação saudável fazem parte da fórmula para driblar esses problemas. Porém, eles são intrínsecos com a chegada da idade”, explica o cardiologista.

As doenças cardiovasculares podem permanecer “adormecidas” por um muito tempo, mas com manifestações graves e desastrosas quando surgem os primeiros sinais. Em geral afetam o coração e as artérias, como o infarto, angina, o acidente vascular cerebral, a insuficiência vascular periférica e as arritmias cardíacas. A principal causa deste processo ocorre devido ao acúmulo de “placas de gorduras” nas artérias ao longo dos anos, impedindo a passagem do sangue gradualmente.

Por isso, hábitos saudáveis de vida, aliados a exames preventivos e tratamento correto são fundamentais para prevenir e estabilizar os males causados por estas enfermidades.Não existe uma idade exata para estas doenças se manifestarem, mas para evitar sustos, a prevenção é a melhor conduta. Após os 40 anos os riscos tendem a aumentar, principalmente devido aos maus hábitos adquiridos no decorrer da vida, como sedentarismo, má alimentação, estresse, consumo de álcool e cigarro.

 “As principais consequências da doença cardiovascular podem variar de um AVC (Acidente Vascular Cerebral) até um infarto do miocárdio, levando, na maior parte dos casos, à morte. Os maus hábitos são os principais desencadeadores para a predisposição dos problemas do coração, além das pessoas que fazem parte de um grupo de risco como histórico de hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus, dislipidemia e obesidade, e nas pessoas com histórico familiar de doença cardiovascular precoce”, explica o especialista.

Homens que não apresentam histórico familiar devem visitar o médico a cada cinco anos até completar 40 anos e uma vez por ano a partir desta idade.

Beneficência Portuguesa de São Paulo
Com 153 anos, a Beneficência Portuguesa de São Paulo é a maior instituição hospitalar privada da América Latina, atendendo cerca de 1,5 milhão de pessoas por ano. As áreas de destaque são: cardiologia, neurologia, gastroenterologia, urologia, ortopedia e oncologia. Em 2007, foi inaugurado o Hospital São José, projetado para ser referência em oncologia, cardiologia, ortopedia e neurologia, com diferenciais em tecnologia e hotelaria hospitalar. Em 2012, o Hospital Santo Antônio foi inaugurado para oferecer atendimento exclusivo à pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

comente

leia também

receba novidades em seu e-mail

cadastrar

e-mail cadastrado com sucesso, obrigado!

sobre nós divulgue seu negócio desenvolvido por Julio Guimarães