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postado 09.12.2013 às 18:00 por Portal CR
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Atividade física alivia a dor nas costas

Atividade física alivia a dor nas costas A prática de exercícios fortalece a musculatura e reduz o risco de lesões

Por ser tão comum, a dor lombar acaba sendo muitas vezes negligenciada. Um grande erro. A famosa dor nas costas está entre as dores que mais acometem o ser humano, perdendo apenas para a cefaleia, atingindo pelo menos 80% da população adulta com menos de 45 anos. E, embora não seja uma doença, mas um sintoma, ela pode evoluir para um quadro mais grave e comprometer a qualidade de vida.

Segundo o médico neurocirurgião Paulo Porto de Melo (CRM 94.048), formado pela Unifesp, as causas da dor nas costas são realmente muitas, como má postura, envelhecimento e crescimento acelerado, mas é o sedentarismo a maior delas. “Entre 25 e 30 anos, os discos intervertebrais, que protegem e amortecem o atrito entre as vértebras na coluna, podem começar a apresentar complicações. Esse desgaste ocorre por causa dos maus hábitos, como fumar, carregar excesso de peso e falta de consciência postural, mas, sem dúvida, a falta de atividades físicas é o principal fator hoje em dia”, diz Melo.

O alerta do médico foi confirmado por uma pesquisa recente da Universidade de Gothenburg Sahlgrenska Academy. 109 pacientes com fortes dores nas costas foram divididos: metade se manteve ativa, embora sentisse dor, e outra metade ajustou o nível da atividade física conforme a dor que sentia. Resultado: os pacientes ativos se recuperaram muito mais rapidamente e foram diagnosticados como menos propensos a se sentirem deprimidos, apesar de sentirem mais dor durante a prática do exercício.

“Se praticada regularmente, a atividade física não só alivia as dores de quem já sofre com a lombalgia, como também previne a dor nas costas em que ainda não a sentiu. O exercício ajuda a fortalecer a musculatura, o que aumenta a sustentação do corpo, diminui o risco de lesões e melhora a postura. Mas para quem é sedentário, é bom tomar cuidado com a intensidade dos exercícios, que deve progredir com o tempo”, recomenda Paulo.

O mais indicado é que a prática de exercícios físicos seja de, no mínimo, 30 minutos diários. E, de acordo com Melo, não existe nenhuma atividade contraindicada, mas as mais aconselhadas são a natação, a caminhada e programas como "Cooper" ou "Jogging". “A musculação é uma das grandes dúvidas dos pacientes. Ela não faz mal, mas quem tem lombalgia deve se atentar para não forçar a coluna em flexão ou extensão exagerada. Além disso, o paciente nunca deve pegar peso em pé, mas sempre o mais próximo possível do corpo e com os joelhos dobrados”, orienta.

Para deixar de lado o sedentarismo

Quem disse que você precisa pagar caro em uma academia para deixar de ser sedentário? Atitudes simples no seu dia a dia por evitar as dores nas costas e melhorar sua qualidade de vida:

1. Na correria já é automático usar o elevador ou a escada rolante, mas faça um esforço e vá de escada fixa

2. Que tal deixar o carro na garagem e fazer uma caminhada, nem que seja para a ir à padaria?

3. Tem 1 hora de almoço? Aproveite 30 minutos dele para se exercitar

4. No escritório, nunca se esqueça de também levantar a cada meia hora e caminhar pela sua sala mesmo. Isso ajuda a evitar as dores

5. Cadê o controle remoto da televisão? Deixa de preguiça e se levante para trocar de canal

5. Volta de ônibus para casa? A cada dia desça um ponto antes e vá caminhando

6. Até as atividades domésticas ajuda, viu? Limpe a casa, passeie com o cachorro, arrume a cama... Ponha o corpo em movimento!

Sobre o médico:
Dr. Paulo Porto de Melo (CRM 94.048), médico neurocirurgião formado pela UNIFESP e Colaborador do Departamento de Neurocirurgia da Universidade de Saint Louis (Missouri- EUA), introdutor e pioneiro da neurocirurgia robótica no Brasil.
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