7 dicas para aproveitar as festas de fim de ano sem sair da dieta. Nutricionista pontua alguns alimentos aliados para celebrar as festas com saúde.
As festas de fim de ano estão chegando e, com elas, o receio de ganhar aqueles quilinhos extras que tanto suamos para eliminar durante os 12 meses que se passaram. As tentações estão por todos os lados, mas é possível superar o período com alimentos típicos da época e, o melhor, sem medo de subir na balança depois de tanta festa.
Pensando em ajudar quem não dispensa algumas tentações que estarão à mesa, mas também não quer exagerar na dose, a nutricionista Cátia Medeiros, da Atual Nutrição, separou sete dicas preciosas de alimentos deliciosos e que, com certeza, estarão presentes na ceia de quase todas as famílias que celebram Natal e Ano Novo:
1) Castanhas, nozes, pistaches, avelãs e amêndoas
As oleoginosas são altamente nutritivas e favorecem a diminuição do colesterol ruim, mas lembrem-se: nada de exageros no consumo, o ideal é saborear com moderação.
2) Que tal fazer substituições inteligentes e saudáveis?
As frutas secas são excelentes opções de sobremesa e de ingredientes para as saladas. Use-as para decorar e para proporcionar um sabor diferente à ceia.
3) Bebidas
Para brindar sem peso na consciência, a dica é optar pelo suco de uva orgânico, vinho tinto orgânico ou vinho sem álcool. Além de serem mais saudáveis, te deixarão ativo para apreciar melhor a festa e até para retornar dirigindo para casa.
4) Farofa
A sugestão é substituir a farofa tradicional pela farofa de soja.
5) Panetone
Experimente,
- Light: sob medida para quem quer emagrecer
- Sem adição de açúcar: perfeito para os diabéticos
- Sem glúten: ideal para celíacos.
6) Cereja:
Muito usada na decoração das festas de fim de ano, ela é refrescante, pouco calórica e contém muita fibra. Se for a cereja em calda, a dica é não abusar, apreciando com moderação.
7) Carnes brancas
Também são uma boa opção, além de saladas variadas.
"Dessa forma, é possível participar das ceias, com foco na saúde e na disposição do corpo para entrar 2015 com o pé direito", finaliza a nutricionista.