Produtos e Serviços Profissionais Casas de Repouso

blog 60 mais ativa

Informação, dicas e novidades sobre o mundo da maturidade para você

Notícias
postado 26.07.2014 às 00:00 por Portal CR
Compartilhe

Aplicativo ajuda a melhorar a saúde e condicionamento físico em tempo real

Aplicativo ajuda a melhorar a saúde e condicionamento físico em tempo real Através das técnicas da gamificação, participantes competem entre si para cuidar da saúde.

Para aumentar as opções de serviços oferecidos e voltados para a saúde e bem-estar da população, foi lançado recentemente no Brasil um aplicativo que promete motivar as pessoas a adotarem e praticarem uma mudança de hábitos. O Dacadoo traz a lógica dos jogos virtuais, funcionando como uma espécie de competição, para estimular os usuários a cuidarem da saúde mantendo, por exemplo, uma dieta balanceada, perda de peso, atividade física, entre outros. O site e o aplicativo acabam de ser lançados na versão em português, e permite que as pessoas possam rastrear, gerenciar e comparar sua saúde e bem-estar de maneira divertida e fácil.

Essa tecnologia é conhecida como gamificação, derivada do termo inglês gamefication, significa aplicar teorias de jogos (games) em ambientes ou situações que necessitem de engajamento das pessoas para a resolução dos problemas. Na área da saúde, por exemplo, a gamificação permite três diferenciais importantes para o processo de conscientização: diversão, competição e engajamento. “Estamos observando que há necessidade de mudanças na abordagem em saúde para resolução de problemas que temos há muitos e muitos anos e com certeza a gamificação é um grande aliado”, completa o representante da Dacadoo no Brasil, Dr. Rodrigo Tanus.

“Oferecer o Dacadoo em português é um passo importante para que os brasileiros utilizem este serviço inovador. Nós estamos muito contentes em unir forças com a Livon no Brasil, um importante mercado para a empresa”, explica Pater Ohnemus, fundador e CEO do Dacadoo. “Quando a Dacadoo apresentou o aplicativo na conferência Health 2.0 em São Paulo, no ano passado, eu imediatamente fui convencido pela ideia e potencial do aplicativo no Brasil. É mais um produto que acrescentamos ao nosso portfólio de serviços voltados para a saúde e bem-estar das pessoas”, complementa Tanus.

De acordo com dados da 9ª pesquisa TIC Domicílios, divulgada em junho deste ano pelo CETIC.br (Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação), órgão ligado ao NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR) e ao CGI.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil), o número de brasileiros que acessam a internet pelo celular cresceu 106% em dois anos. Em 2013, 52,5 milhões de pessoas, ou seja, 31% da população do país usaram a internet pelo celular. Dentre as atividades realizadas, 30% acessaram as redes sociais, 26% compartilharam fotos, vídeos ou textos, 25% utilizaram a internet nos smartphones para visualizar e-mail e 23% baixaram aplicativos.
 
Tecnologia suíça

O sistema foi desenvolvido pela empresa suíça Dacadoo, que desde o início de suas atividades, em 2010, demonstrou um grande crescimento no desenvolvimento de games na área da saúde e bem-estar. A partir de uma plataforma, disponível no formato de aplicativo para IOS, Android e Blackberry, os usuários registram seus dados de saúde, informações sobre hábitos nutricionais e atividade física. O aplicativo oferece dinâmicas nas redes sociais, em que os participantes podem competir entre si, cada um estabelecendo seus próprios objetivos. Após responder algumas questões, o participante recebe um health score, uma pontuação de saúde que vai de zero a mil. Cada vez que executa e registra atividades saudáveis, o score aumenta.

O aplicativo envia dicas personalizadas e oferece um acompanhamento em tempo real, inclusive de monitoramento de estresse, para que as pessoas se mantenham motivadas e incluindo cada vez mais hábitos para seguir com um estilo de vida saudável.
comente

leia também

receba novidades em seu e-mail

cadastrar

e-mail cadastrado com sucesso, obrigado!

sobre nós divulgue seu negócio desenvolvido por Julio Guimarães