Produtos e Serviços Profissionais Casas de Repouso

blog 60 mais ativa

Informação, dicas e novidades sobre o mundo da maturidade para você

Saúde
postado 22.08.2014 às 15:00 por Portal CR
Compartilhe

Torcicolo: saiba como evitar através de medidas simples do dia-a-dia

Torcicolo: saiba como evitar através de medidas simples do dia-a-dia
Quem nunca amanheceu com um dor insuportável no pescoço que impossibilitava de realizar o simples movimento de olhar para as laterais? Ou, virou a cabeça para um lado e, de repente, sentiu como se o pescoço estivesse travado? É difícil encontrar uma pessoa que não tenha sofrido em algum momento da vida com o torcicolo.

De acordo com o fisioterapeuta Dr. Helder Montenegro, especialista em coluna vertebral, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna – ABRC, diretor do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral e criador da técnica reconstrução músculo-articular da coluna vertebral, o torcicolo é uma  contração involuntária da musculatura do pescoço.

Esse problema pode afetar homens e mulheres de diferentes idades. “O torcicolo causa uma limitação do movimento. Ou seja, os músculos entram em espasmo provocando a diminuição dos movimentos voluntários da coluna cervical e causando dores que podem migrar para toda a musculatura dorsal”, explica Montenegro.

Existem várias causas para o acometimento do problema, entre elas um movimento súbito, por causa de uma má postura ou devido a um mau posicionamento ao dormir. “O torcicolo também pode ser de origem congênita (presente no nascimento) e traumático. Algumas doenças que afetam os discos da coluna, como bicos de papagaio e formações ósseas anormais no pescoço causam uma rigidez, fazendo com que a região fique dolorida”, afirma o fisioterapeuta.

Como é feito o tratamento pela fisioterapia?

O tratamento varia de acordo com a causa que origina as dores. No torcicolo traumático, por exemplo, a recomendação é que o indivíduo faça um repouso durante as primeiras 24 horas. “Os meios físicos e técnicas manuais de inibição muscular são usadas nas primeiras sessões com a finalidade de promover analgesia e relaxamento muscular. Contudo, já nos casos de torcicolo adquiridos no nascimento a recomendação é que o tratamento seja feito com alongamento muscular e medidas analgésicas”, esclarece Helder.

É importante ressaltar que antes de realizar qualquer tratamento, deve-se buscar ajuda de um ortopedista e, em seguida, de um fisioterapeuta; “No caso do tratamento com o médico, o ideal é que o indivíduo não permaneça muitos dias com imobilizadores (colar). Já no tratamento através da fisioterapia é preciso evitar movimentos bruscos ou alongamentos na fase inicial da técnica. À medida que a dor for diminuindo é necessário realizar mobilizações articulares e alongamento dos músculos”, orienta o especialista.

Segundo o especialista, o momento certo de procurar um especialista é quando os sintomas permanecem pelo período de mais de 24 horas. “Quando há perda de força ou formigamento no braço, se está associado com dores de cabeça e aparecimento de febre, é imprescindível buscar ajuda de um médico”, alerta o fisioterapeuta.

Dicas para prevenir

Helder Montenegro listou algumas dicas para prevenir as dores chatas na região. Confira abaixo:

- Evite assistir televisão deitado;

- Evite travesseiros altos;

- Ao atender ao telefone, evite segurar o aparelho com o ombro;

- Na mesa do trabalho, deixe os objetos mais usados na sua frente para evitar que você gire a cabeça com frequência;

- Evite ficar deitado de bruços na cama;

- Durma na posição lateral e com o travesseiro em uma altura na qual a cabeça fique reta.

Dr.Helder Montenegro, fisioterapeuta, especialista em coluna vertebral, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna – ABRC e sócio fundador da Sociedade Brasileira de Fisioterapia Esportiva- Sobrafe - www.itcvertebral.com.br / www.herniadedisco.com.br
 
comente

leia também

receba novidades em seu e-mail

cadastrar

e-mail cadastrado com sucesso, obrigado!

sobre nós divulgue seu negócio desenvolvido por Julio Guimarães