Produtos e Serviços Profissionais Casas de Repouso

blog 60 mais ativa

Informação, dicas e novidades sobre o mundo da maturidade para você

Saúde
postado 05.02.2014 às 19:00 por Portal CR
Compartilhe

Salto alto pode causar varizes

Salto alto pode causar varizes
Qual é a mulher não resiste ao salto alto? Afinal, ele é responsável por deixar a silhueta elegante, as pernas com aparência de mais torneadas e as baixinhas mais altas. Mas será que o salto causa ou piora as varizes nas pernas? Pesquisadores da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP (Universidade de São Paulo) comprovaram que o salto alto, principalmente quando utilizado por longos períodos, pode dar origem a varizes e outras doenças venosas como vasinhos, flebites (inflamação de uma veia) e até tromboses. “O salto alto impede o trabalho do tornozelo e a a articulação causando o encurtamento da panturrilha. Por conta disso, o músculo não bombeia o sangue corretamente, o que resulta mais sangue estagnado na perna. Esse resíduo pode provocar hipertensão venosa nos membros inferiores, dando origem às varizes”, afirma o cirurgião vascular Dr. Fernando Bacalhau (CRM-SP: 116.809), com título de especialista pela Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) e membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia (SBLMC).

As varizes são veias inchadas que foram preenchidas com um acúmulo irregular de sangue. Entre as causas estão válvulas defeituosas desde o nascimento e genética, gravidez e tromboflebite. “Permanecer muito tempo em pé pressiona o abdome que pode elevar o risco de surgimento de varizes ou agravar a doença”, explica o Dr. Fernando.

E se você acredita que as varizes só aparecem em mulheres de 50 anos, está muito enganada. Se a sua mãe, avó ou tia tem varizes, aos 20 anos os vasinhos já podem começar a surgir nas pernas e coxas. “Algumas situações favorecem para o surgimento das varizes, como a gestação, obesidade, alteração hormonal, uso de anticoncepcionais, menopausa ou reposição hormonal. Portanto, não existe uma idade certa para que as varizes comecem a aparecer”, comenta o cirurgião vascular.

Dependendo do grau das varizes, elas podem deixar de serem apenas veias tortuosas e causar inchaço, dores nas pernas, descoloração marrom nos tornozelos e até úlceras na pele. “Procure um médico se as varizes estiverem doloridas, se a sua perna estiver inchada, tiver febre e vermelhidão nos membros inferiores”, ressalta o Dr. Fernando.

Pernas lisinhas

Se você não pretendia colocar uma minissaia ou um vestido nesse verão por conta dos vasinhos, deixe isso pra lá! Busque um profissional de sua confiança para iniciar um tratamento a tempo para aproveitar os dias de sol.

“O tratamento para amenizar as varizes pode ser feito a laser que é baseado numa microfibra ótica introduzida na veia doente. Logo após, o laser é disparado no interior do vaso tortuoso. O paciente recebe alta no mesmo dia e a recuperação ocorre entre um ou dois dias”, revela o Dr. Fernando

As vantagens da cirurgia a laser é que ela é simples e indolor. Já a cirurgia convencional necessita de anestesias e o pós-operatório é de dois a quatro dias.
 
Evite:

• Permanecer muito tempo em pé;
• Controle o seu peso;
• Faça alongamentos;
• Evite usar salto alto diariamente, pois eles atrapalham a circulação do sangue;
• Tenha cuidado com exercícios como a musculação ou a aeróbica de alto impacto;
• Use meias elásticas;
• Jamais trate as varizes sem o acompanhamento de um cirurgião vascular.

Sobre o médico
Dr. Fernando Bacalhau (CRM-SP: 116.809), cirurgião vascular com título de especialista pela Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) e membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia (SBLMC)

comente

leia também

receba novidades em seu e-mail

cadastrar

e-mail cadastrado com sucesso, obrigado!

sobre nós divulgue seu negócio desenvolvido por Julio Guimarães