Produtos e Serviços Profissionais Casas de Repouso

blog 60 mais ativa

Informação, dicas e novidades sobre o mundo da maturidade para você

Saúde
postado 17.10.2014 às 17:00 por Portal CR
Compartilhe

No Dia Nacional da Vacinação, conheça as vacinas indicadas para a terceira idade

No Dia Nacional da Vacinação, conheça as vacinas indicadas para a terceira idade

Especialista do Lavoisier Medicina Diagnóstica lista as principais doenças que podem ser evitadas por meio da imunização

O Dia Nacional da Vacinação, comemorado em 17 de outubro, é uma das principais datas do calendário dedicada a relembrar a importância das vacinas como uma das formas mais eficazes de prevenir doenças e garantir a saúde, principalmente da população idosa.

O Brasil passa atualmente pelo fenômeno do aumento da população acima dos 60 anos e a imunização contribui para a manutenção da qualidade de vida das pessoas nesta faixa etária. O Dr. Ricardo Cunha, médico sanitarista e responsável pelo setor de vacinas do Lavoisier Medicina Diagnóstica, indica a seguir as principais vacinas que são indicadas nesta faixa etária:

Influenza (gripe)
A vacina é indicada como rotina e deve ser tomada uma vez ao ano. A população idosa é mais vulnerável à doença, por isso deve se prevenir vacinando-se anualmente, para manter-se protegida.

Pneumocócicas
Vacinas indicadas para a prevenção das pneumonias e as infecções generalizadas (septicemias) causadas pelos pneumococos, que são as principais causas de mortalidade em idosos. As vacinas indicadas são a vacina conjugada 13 valente e a vacina polissacarídica 23 valente. Ambas as vacinas são administradas em dose única e os reforços da vacina 23 valente devem ser indicados pelo medido.

Hepatites A e B
As vacinas contra as hepatites virais A e B devem ser consideradas pelos idosos. A vacina contra Hepatite A em situações de surtos ou após avaliação sorológica; quando indicada fazê-la em duas doses com intervalo de 6 meses entre as doses. Já a vacina da Hepatite B é indicada na rotina e deve ser tomada em três doses, sendo a segunda dose um mês depois da primeira e a terceira dose cinco meses depois da segunda.

Meningocócica conjugada ACWY
A vacina contra a meningite meningocócica deve ser tomada apenas em casos de epidemias da doença, em dose única.

Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola)
Deve ser tomada apenas em caso de risco aumentado para a doença. Para pessoas maiores de 60 anos, a dose é única.

Herpes-zoster
A doença conhecida como cobreiro acomete pessoas que contraíram varicela quando jovens. O vírus da varicela permanece adormecido no organismo e em situações de baixa imunidade reapresenta-se na forma de Herpes zoster. A doença pode causar fortes dores e lesões na pele. A vacina deve ser tomada por pessoas acima dos 50 anos em dose única.

Febre amarela
A vacina é indicada para todos os idosos expostos ao risco da doença, particularmente àqueles que vivem em áreas de risco ou aos que vão viajar essas áreas. A dose é única, mas deve ser reforçada de 10 em 10 anos.

Difteria, Tétano e Coqueluche
A vacina é indicada para as pessoas com 60 anos ou mais devido ao risco da Coqueluche nessa faixa etária. A vacina está recomendada mesmo para aqueles que tiveram a doença, já que a proteção gerada pela infecção não é duradoura. O número de doses vai depender o estado prévio de vacinação de cada pessoa.

Sobre o Lavoisier
O Lavoisier nasceu há 60 anos em São Paulo e atualmente tem mais de 60 unidades de atendimento na Grande São Paulo e no interior do Estado. Considerado referência em medicina diagnóstica, processa exames clínicos e de imagem com qualidade, confiança, credibilidade, conveniência e tecnologia de ponta. A marca oferece ainda medicina diagnóstica com qualidade a preços acessíveis para quem não tem plano de saúde.

O Lavoisier, Laboratório da Família, é certificado OHSAS 18001, ISO 14001 e ISO 16001, College of American Pathologists (CAP) e National Glycohemoglobin Standardization Program (NGSP), além de acreditado pelo Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (NGSP).
Para mais informações acesse: www.lavoisier.com.br
comente

leia também

receba novidades em seu e-mail

cadastrar

e-mail cadastrado com sucesso, obrigado!

sobre nós divulgue seu negócio desenvolvido por Julio Guimarães