Produtos e Serviços Profissionais Casas de Repouso

blog 60 mais ativa

Informação, dicas e novidades sobre o mundo da maturidade para você

Comportamento
postado 05.10.2015 às 22:00 por Portal CR
Compartilhe

Em busca de novos desafios

Em busca de novos desafios

por Maria Helena Bellini

Os tempos mudaram! Atualmente, o envelhecimento não é mais encarado como o preparo para o fim da vida. A longevidade é uma certeza e as pessoas estão encarando o passar dos dias com mais qualidade, mais tranquilidade e mais saúde.

E muita gente não quer parar de trabalhar só porque a aposentadoria chegou. Lá atrás, era preciso apenas ter o antigo colegial completo para entrar em uma empresa e começar sua carreira profissional e se seguiam uma infinidade de promoções. Envelhecer dentro da firma era motivo de orgulho. Hoje os tempos estão mais bicudos. A concorrência é alta e a rotatividade é uma constante no universo corporativo. Por isso, aquele que possui especialização, mestrado, MBA é visto com bons olhos pela diretoria e consegue galgar postos de trabalho mais altos.

Isso não quer dizer que os profissionais que buscam estabilidade dentro de uma única firma sejam considerados “seres jurássicos”. Claro que não! Apenas que ficar sentado confortavelmente em sua cadeira giratória esperando sua promoção acontecer por tempo de serviço está fora de cogitação. A busca de novos desafios é extremamente importante e se reciclar é parte das tarefas do dia a dia. É preciso agilidade de ideias, dinamismo, liderança e todos os requisitos esperados de um bom colaborador, seja ele dos mais antigos ou dos recém-chegados.

Envelhecimento não é sinônimo de congelamento de atividades nem de ficar estacionado no tempo e no espaço. O mundo globalizado exige atitude, pró-atividade, garra, gana de vencer. É preciso estar preparado!

E quando o turn over acontece e você, com muitos anos de experiência na corporação é colocado nesse redemoinho e é demitido? A situação se torna muito delicada. Tirar um profissional que dedicou tanto tempo à empresa é um assunto complicado. Afinal, recolocar-se no mercado nestes dias está cada vez mais desafiador. Daí a importância de estar bem preparado.

Muitas vezes esse pode ser o momento para abrir a cabeça para novas vivências. Uma oportunidade que a vida dá, um presente... uma maneira de fazer a pessoa reconhecer em si novos talentos, novos dons... de fazer coisas que não tinha tempo para realizá-las ou mesmo tinha deixado um desejo engavetado à espera de uma data certa pra fazer acontecer.

É preciso ter em mente que o corpo pode até envelhecer, mas os sonhos não envelhecem!

comente

leia também

receba novidades em seu e-mail

cadastrar

e-mail cadastrado com sucesso, obrigado!

sobre nós divulgue seu negócio desenvolvido por Julio Guimarães