Produtos e Serviços Profissionais Casas de Repouso

blog 60 mais ativa

Informação, dicas e novidades sobre o mundo da maturidade para você

Saúde
postado 30.04.2014 às 17:00 por Portal CR
Compartilhe

Dores nas pernas? Identifique as causas e saiba como tratar

Dores nas pernas? Identifique as causas e saiba como tratar
Segundo o neurocirurgião formado pela USP e membro da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) Mauricio Mandel (CRM 116095), existem várias causas para as famosas ‘dores nas pernas’, entre elas as ortopédicas, circulatórias, reumatológicas e neurológicas. “As causas ortopédicas e reumatológicas são dores geralmente localizadas nos músculos, tendões, ossos ou articulações, podendo algumas vezes se espalhar para as regiões próximas, piorando com o movimento. Já as neurológicas são dores mais difusas que se manifestam com formigamentos, adormecimentos, queimação, pontadas, agulhadas, choques e alterações térmicas como calor no pé ou sensação de água fria correndo pela perna”, explica.
 
De onde vem a minha dor?
 
A dor nas pernas também pode ocorrer por excesso de esforço, problemas locais ou doenças sistêmicas.
 
Entre as diversas causas, a neuropatia periférica chama atenção por ser uma doença que está associada ao no sistema nervoso periférico, que é responsável por transmitir informações do cérebro e da medula espinhal para todas as outras partes do corpo. “Quem tem problemas de diabetes, doença renal crônica, carência de vitaminas, infecções como o HIV apresentam mais chances de desenvolver a neuropatia periférica”, disse o especialista.
 
Se você já foi diagnosticado com alguma dessas doenças e recentemente notou uma dor intensa nas pernas, procure um médico. “A maioria das pessoas tende ignorar essa dor por achar que é apenas um incômodo e que logo vai passar. Ao sentir uma dor muito forte nas pernas é importante procurar um médico para que seja feito um diagnóstico”, afirma o neurocirurgião.
 
Além disso, problemas como a hérnia de disco também pode sobrecarregar os membros inferiores. “A compressão de nervos localizados na coluna lombar por uma hérnia de disco provoca uma dor na região que irradia para as penas causando uma sensação de cansaço, formigamento e perda de sensibilidade”, ressalta o neurocirurgião.
Como tratar essa dor?
 
Quando a dor nas pernas está associada à neuropatia periferia o tratamento é feito a base de medicamentos para controlar os sintomas e também o paciente precisa levar um estilo de vida mais saudável. “Os medicamentos podem ajudar a reduzir a dor nos pés, nas pernas e nos braços. Mas geralmente eles não trazem de volta a sensibilidade”, alerta o médico.
O consumo de álcool e drogas também pode piorar a dor. “Se você tem o hábito de abusar de bebidas alcoólicas, pare. O álcool assim como outras drogas podem provocar danos aos nervos”, destaca o especialista.
 
Nos casos de hérnia de disco, o tratamento está associado ao repouso, terapias físicas e reeducação postural. Analgésicos e relaxantes musculares são prescritos para cessar ou atenuar casos de dores nas pernas.
 
 
Sobre o médico
 
Mauricio Mandel (CRM 116095), neurocirurgião formado pela USP e membro da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN).
 
Atualmente tem seu interesse voltado no conceito de Neurocirurgia Minimamente Invasiva. Está nova subespecialidade compreende a atenção de doenças do Cérebro e Coluna, focado em acessos cirúrgicos reduzidos, curta estadia hospitalar e rápido retorno a atividades cotidianas e ao trabalho.
 
Médico do Departamento de Neurocirurgia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP 
 
Médico do Hospital Israelita Albert Einstein.
 
Formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP);Internato na Mayo Clinic College of Medicine, EUA;
 
Residência Médica em Neurocirurgia no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP;
 
Site -www.mauriciomandel.com.br
 
comente

leia também

receba novidades em seu e-mail

cadastrar

e-mail cadastrado com sucesso, obrigado!

sobre nós divulgue seu negócio desenvolvido por Julio Guimarães