Produtos e Serviços Profissionais Casas de Repouso

blog 60 mais ativa

Informação, dicas e novidades sobre o mundo da maturidade para você

Saúde
postado 07.04.2014 às 10:00 por Portal CR
Compartilhe

Cabelos brancos: saiba como evitar o problema e melhorar a autoestima

Cabelos brancos: saiba como evitar o problema e melhorar a autoestima
Um estudo realizado recentemente pelo site A.Vogel, indica que mulheres com mais de 51 anos relatam ter baixa autoconfiança, apontando os cabelos brancos como um dos efeitos da “invisibilidade” perante o sexo oposto. No entanto, é comum que com o tempo, a produção da coloração natural dos cabelos fique menor, e assim, os fios brancos comecem a ganhar destaque. Porém, se engana quem acredita que a idade é a única responsável pelo problema. Segundo a dermatologista e tricologista Angélica Pimenta, “a hereditariedade e a alimentação são alguns dos fatores que também contribuem para o aparecimento dos fios brancos”. Normalmente, o cabelo branqueia por falta de melanina nos fios, mas a cada geração, a canície (nome dado à despigmentação do cabelo) se inicia mais cedo, o que pode estar relacionado ao estilo de vida atual das pessoas. “Antigamente, as mulheres começavam a notar os primeiros fios brancos por volta dos 35 anos. Atualmente, aos 25 anos já temos jovens relatando o problema”, conta Angélica.

Vale ressaltar que a genética ainda é a principal causa dos fios brancos. “Se o paciente possui uma hereditariedade familiar, onde membros da família possuem cabelos brancos, é muito provável que ele também tenha que lidar com isso”, comenta Angélica. O estresse e a alimentação inadequada, pobre em ácido fólico e vitamina B12, assim como algumas doenças como anemia, diabetes, hipertireoidismo, doenças infecciosas e psicológicas também são fatores que podem causar descoloração precoce do cabelo. Além disso, agentes externos como poluição, sol, cigarro e tratamentos químicos também afetam a coloração do cabelo. "Estresse e exageros alimentares podem prejudicar o processo de crescimento e coloração natural dos fios. Por isso, é importante realizar exercícios físicos, investir em uma alimentação balanceada e evitar picos de estresse constantes”, aconselha Angélica.

Ainda não existe um tratamento específico para evitar os fios brancos, havendo duas opções: assumir o cabelo ou pintá-lo. “O cabelo branco exige cuidados redobrados, já que é mais ressecado e tem menos elasticidade e brilho. Quem deseja um cabelo grisalho precisa fazer hidratação constantemente, seja em casa ou no salão”, afirma Angélica. Segundo ela, além da hidratação e produtos específicos para esse tipo de cabelo, a pessoa deve utilizar diariamente protetor solar capilar para evitar o aspecto amarelado dos fios. “Remédios e alimentos com propriedades antioxidantes podem diminuir o aparecimento dos fios brancos, porém ainda não é possível impedir totalmente o surgimento dos fios ou retomar a cor natural”, enfatiza Angélica, finalizando “o segredo do cabelo branco é manutenção. Não importa o biótipo da mulher, mas sim, os cuidados que ela tem com os fios para deixá-los saudáveis. Caso contrário, os fios podem acabar envelhecendo a aparência”.

Angélica Pimenta
www.angelicapimenta.com.br
Angélica Pimenta (CRM 120847) é membro e dermatologista especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), além de membro da Sociedade Brasileira de Laser e do Grupo Brasileiro de Melanoma. Sócia da Associação Brasileira de Medicina, a Dra. Angélica também é participante efetiva das Reuniões da SBD do Grupo Seleto de Doenças de Cabelos e Unhas. Possui aperfeiçoamento acadêmico em Dermatologia na Universidade de São Paulo (USP), habilitação em Dermatologia pela Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo e Curso de Transplante Capilar realizado no 19th Annual Scientific Meeting in Anchorage, no Alasca (EUA). Atualmente, também é assistente voluntária do ambulatório de tricoses na residência médica de dermatologia, no Hospital Padre Bento, localizado em Guarulhos.
comente

leia também

receba novidades em seu e-mail

cadastrar

e-mail cadastrado com sucesso, obrigado!

sobre nós divulgue seu negócio desenvolvido por Julio Guimarães