Produtos e Serviços Profissionais Casas de Repouso

blog 60 mais ativa

Informação, dicas e novidades sobre o mundo da maturidade para você

Saúde
postado 17.11.2014 às 09:00 por Portal CR
Compartilhe

A importância dos exames para prevenção do câncer de próstata

A importância dos exames para prevenção do câncer de próstata Novembro Azul: Dr. Raphael Moreira explica a importância dos exames periódicos para prevenção do câncer de próstata

Depois de dedicar o mês de outubro ao combate e prevenção do câncer de mama, em novembro é hora de lembrar os homens de quão fundamental é seguir de forma regrada com a rotina anual de consulta com o urologista para a prevenção do câncer de próstata.

“Os números relacionados a esta doença são alarmantes. É o segundo câncer que mais mata homens no Brasil e devem ser registrados 69 mil novos casos no país neste ano, um a cada 7,6 minutos, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer. Acomete um a cada seis homens e cerca de 13 mil brasileiros devem morrer em decorrência da doença, o que significa um a cada 36 homens e um óbito a cada 40 minutos”, alerta Dr. Raphael Moreira, urologista.

Se forem descobertos no início, 90% dos casos de câncer de próstata são curáveis. No entanto, como a doença é assintomática em sua fase inicial, para isso é necessária a realização dos exames preventivos. “Todos os homens com 50 anos ou mais devem procurar o seu urologista para o exame rotineiro da próstata. Para pacientes em grupo de risco (descendentes de negros e homens com histórico familiar da doença), a idade padrão diminui para 45 anos. O toque exclusivo falha em 20% dos casos e as medidas de PSA, em 30%. Mas a execução conjunta dos dois exames deixa de identificar o câncer em menos 5% dos pacientes”, explica o especialista.

Depois do aparecimento dos sintomas, mais de 95% dos casos de câncer de próstata já se encontram em fase avançada. Infelizmente, cerca de 30% dos pacientes do SUS são diagnosticados neste estágio, em que a doença ocasiona dificuldade para urinar, sensação de não conseguir esvaziar completamente a bexiga e hematúria (presença de sangue na urina)..  Nestes casos, ele raramente tem cura. Daí a importância da realização do exame regular. “Apenas 32% dos homens brasileiros declararam já ter feito o exame”, diz o médico.

O mês de novembro foi escolhido para a campanha pois dia 17 é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. “A saúde do homem e a prevenção do câncer de próstata são duas das batalhas pelas quais nós, urologistas, lutamos diariamente. Por mais que este mês as ações sejam intensificadas, é fundamental que os homens estejam atentos à saúde 365 dias por ano e lembrem constantemente que ela é nosso bem mais precioso”, finaliza dr. Raphael Moreira.
comente

leia também

receba novidades em seu e-mail

cadastrar

e-mail cadastrado com sucesso, obrigado!

sobre nós divulgue seu negócio desenvolvido por Julio Guimarães